Dinheiro iraquiano é encontrado no presídio de Bangu 1, no Rio
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de julho de 2002
Roberta Pennafort<br> Agência Estado 
Rio - A polícia encontrou no último dia 5, no presídio de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste do Rio, uma bolsa contendo 40 notas de 250 dinares, a moeda do Iraque o equivalente a R$ 10 mil , deixada lá pelo advogado Artur Lourenço da Silva Neto, que representa três traficantes, entre eles Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê. Está sendo investigada a hipótese de que o dinheiro seria usado para comprar armas iraquianas.
O advogado que defende, além de Uê, seus comparsas Wanderley Soares, o Orelha, e Carlos Roberto Cabral da Silva, o Robertinho do Morro do Adeus está sendo procurado pela polícia para explicar por que ele estava com o dinheiro, que é proibido de circular fora do Iraque. Silva Neto deixou a bolsa no escaninho da sala de visitas do presídio, antes de entrar para ver seus clientes.
Os agentes descobriram que ele tinha esquecido a bolsa ao conferir a sala, no fim do dia. Junto com as notas havia dois carregadores de celular, além de um suporte de mesa para carregador de telefone celular, uma escova de dentes e um creme dental.
Silva Neto tentou retornar no dia 6 ao presídio para pegar a bolsa, mas, como era sábado, não foi possível retirá-la, porque o cofre fica fechado nos finais de semana, por questões de segurança. O dinheiro ficou então num cofre de Bangu 1. Ele combinou de retornar na segunda-feira seguinte, mas não apareceu.
Em seu lugar, mandou uma outra pessoa, a quem os agentes de Bangu não quiseram entregar a bolsa. A polícia apreendeu a quantia somente no dia 14, seguindo a orientação da promotora Luíza Lane. No mesmo dia a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi informada do caso.
O delegado Irineu Barroso, da 34 Delegacia Policial, disse que o advogado já foi intimado várias vezes para depor, mas ele está foragido. Segundo Barroso, o caso estava sendo mantido sob sigilo para não atrapalhar as investigações, mas acabou sendo divulgado ontem porque a informação vazou.
No dia 18 de junho, foram divulgadas gravações de conversas do bando do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, em que o bandido negocia a compra de um míssil do tipo Stinger, usado pela organização terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Aparecem nas fitas as vozes de Beira-Mar e seu comparsa Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim, ambos presos em Bangu 1.
(Colaborou Carolina Iskandarian/Especial para a AE)


