Diabetes é tema de campanha
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de dezembro de 2000
Agência Folha De São Paulo 
O ministro da Saúde, José Serra, anunciou ontem, em São Paulo, uma campanha inédita para diagnóstico de diabetes, a ser realizada em março do próximo ano, em todo o País. Nós vamos examinar todos os brasileiros com mais de 40 anos (cerca de 31,5 milhões de pessoas), afirmou Serra.
Por meio de um exame do sangue é possível saber se a pessoa tem ou não a doença. A iniciativa pretende garantir o diagnóstico e vincular o paciente à unidade de saúde mais próxima de sua casa para tratamento e acompanhamento.
A estimativa do ministério é identificar, com a campanha, 2,5 milhões de portadores de diabetes do tipo 2, ou melito.
Em menos de uma década, a doença passou do décimo para o sexto lugar no ranking das causas de morte no País. São registradas anualmente cerca de 25 mil vítimas fatais de diabetes.


