Londrina - Dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde (MS) apontaram que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. De acordo com a pesquisa ''Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas'', por inquérito telefônico (Vigitel 2011), o percentual da doença subiu entre os homens, passando de 4,4% em 2006 para 5,2% no ano passado. O número ainda é inferior ao de mulheres com a doença, cujo índice chega a 6%.
No período de 2006 a 2011, a pesquisa mostrou ainda que houve um crescimento de 28% na prevalência da obesidade no Brasil. Apenas entre os homens, o percentual de excesso de peso passou de 47,2% para 52,6%. Para especialistas, este seria um dos principais motivos que estaria elevando a doença entre o gênero masculino.
Segundo o endocrinologista Otton Raffo Souza, o aumento da porcentagem já era esperado, levando-se em consideração o crescimento econômico do País nos últimos anos. ''É o fenômeno do desenvolvimento que é observado em países emergentes, como o Brasil. Com maior poder aquisitivo, a população passa a comer mais, porém, nem sempre melhor'', comenta.
Tanto que, de acordo com o especialista, a proporção entre os dois tipos de diabetes é de 9 para 1. ''Noventa por cento dos casos são do tipo 2, ou seja, aquele que é oriundo da qualidade de vida. O aumento desse tipo está aparecendo, inclusive, cada vez mais cedo em função da obesidade infantil'', explica. A diabetes do tipo 1 tem outras causas, como genética e pré-disposição.
Já sobre o aumento entre a popoulação masculina, Souza preferiu não fazer nenhuma avaliação, já que o resultado pode ter inúmeros motivos. Contudo, disse que este pode estar relacionado à maior preocupação dos homens com a saúde. ''Talvez estejam fazendo mais exames e obtendo o diagnóstico da doença'', concluiu o endocrinologista.
Números da doença
O levantamento da pesquisa foi feito em 26 capitais e no Distrito Federal e mostra que o diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos - 3,7% dos brasileiros que têm mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até 8 anos de escolaridade dizem ter a doença.
Além disso, a pesquisa indicou que o diagnóstico da doença também aumenta conforme a idade da população, já que o diabetes chega a atingir 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos) e apenas 0,6% das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos.
O MS informou que o número de internações por diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 10% entre 2008 e 2011, passando de 131.734 para 145.869. Entretanto, houve queda na comparação com 2010, quando as internações totalizaram 148.452. Em 2009, foram notificadas 52.104 mortes pela doença em todo o país. No ano seguinte, os óbitos aumentaram para 54.542.(Com Agência Brasil)

Leia Também:

'Onde vou levo meu kit'

Imagem ilustrativa da imagem Diabetes aumenta entre os homens
mockup