A mais tradicional bebida brasileira tem data exclusiva para ser celebrada. O Dia Nacional da Cachaça é comemorado em 13 de setembro e homenageia esse produto genuinamente nacional que, cada vez mais, conquista novos paladares e novos mercados. A profissão “sommelier de cachaça”, inclusive, passará a ser reconhecida como ocupação oficial no Brasil em 2022.

Juliana Galende e Fábio Santos: com uma micro indústria, loja física e e-commerce empreendedores investem no mercado e na qualidade da Cachaça Araz
Juliana Galende e Fábio Santos: com uma micro indústria, loja física e e-commerce empreendedores investem no mercado e na qualidade da Cachaça Araz | Foto: Divulgação

Em Londrina, a Cachaça Araz inspirou-se em um antigo costume familiar para desenvolver duas linhas de cachaças exclusivas: uma delas com nove sabores de cachaças curtidas em frutas, raízes e especiarias e a outra com três opções de cachaças tradicionais envelhecidas em madeira e desenvolvidas a partir de receita própria.

DA UEL PARA O BRASIL

A ideia de empreender a primeira marca própria de cachaça de Londrina surgiu com a engenheira agrônoma Juliana Galende durante o curso de Agronomia da UEL. “Começou com uma brincadeira com outros dois amigos. Com o tempo, mais pessoas se interessaram e percebi que o produto era inovador e com grande potencial de agradar aos jovens que não tinham o costume de degustar a bebida”, conta.

Em 2019, ela decidiu reposicionar a marca, adotou o nome Araz, inspirado nas araras, e escolheu alguns pássaros brasileiros como símbolo. “Eles são valorizados em qualquer lugar do mundo”, acredita ela, que contou com ilustradores de Londrina para desenvolver os rótulos.

Em 2020, Juliana sentiu a necessidade de profissionalizar a cachaçaria e, em plena pandemia, se associou ao administrador de empresas Fábio Santos. Com a chegada dele, veio também a estruturação de um plano de negócios para aumentar a produção, ganhar mercado e expandir a experiência de consumir as cachaças Araz a um público maior. Ao mesmo tempo, Fábio apoiou o processo de registro da marca, da regularização da empresa e da obtenção da licença no Ministério de Agricultura (MAPA).

TRADICIONAL E INOVADOR

Hoje, a estrutura da Cachaça Araz é composta por uma micro indústria e uma loja exclusiva da marca que comercializa cachaças e petiscos. Em plena pandemia, Juliana e Fábio criaram um negócio inovador que já acumula crescimento de 206% no faturamento em 2021, comparado a 2020. A primeira linha que chegou ao mercado foi a de cachaças curtidas, com os sabores canela, cravo e canela, cravo, limão, hortelã, gengibre, maçã e gengibre, anis e a edição especial de quentão.

Como a venda apenas pelas redes sociais não trazia o contato humano necessário para a jornada idealizada, os dois empreendedores decidiram inaugurar a loja própria em Londrina. Paralelamente, a empresa mantém um e-commerce.

Na loja, é possível comprar aperitivos para harmonizar com as bebidas e produtos exclusivos, como as trufas de cachaça desenvolvidas em parceria com a chocolatier Isabela Yenes.

EXPANSÃO DO PORTFÓLIO

Após a abertura da loja física, em novembro de 2020, os dois empreendedores perceberam que os clientes passaram a demonstrar interesse no consumo da cachaça tradicional. Desenvolveram, então, uma nova linha de bebidas envelhecidas em madeira como carvalho americano, jequitibá rosa e blend de carvalho americano e amburana. A nova linha foi elaborada após um teste sensorial com mais de cem pessoas entre 18 e 80 anos. “Por causa da pandemia, mandamos as amostras na casa de cada um e depois coletamos as impressões”.

O plano de crescimento da marca inclui não apenas aumentar as vendas, eles investem, também, em capacitações e treinamentos junto à Apex para internacionalizar a Araz.

A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do coreano soju e da vodka. A produção nacional da bebida congrega 30 mil produtores, sendo 98% deles responsáveis por pequenos e médios negócios. A cadeia produtiva movimenta R$ 7,5 bilhões por ano. Considerada um produto craft - ou artesanal -, consolida-se como tendência no consumo de bebidas, assim como ocorre com as cervejas artesanais.

MUITO ALÉM DA CAIPIRINHA

Confira uma receita exclusiva da Cachaça Araz:

Drink Canário
Drink Canário | Foto: Divulgação

Ingredientes: 50 ml Cachaça Araz Anis; 100 ml de suco de abacaxi;

15 ml de xarope de açúcar ; gelo a gosto

Modo de fazer: Cortar 2 fatias de abacaxi pérola, bater com +- 100 mL de água, coar (opcional). Misturar na coqueteleira as duas doses do suco de abacaxi, 1 dose de anis e um fio (ou mais) de xarope de açúcar.

OBS: O xarope pode ser trocado por açúcar.

Confira no Instagram o Drink Canário feito com a Cachaça Araz

UMA PAIXÃO PREMIADA

A Cachaça Estância Moretti leva o nome de família do produtor Luiz Carlos Moretti que se dedica a este
mercado há 25 anos
A Cachaça Estância Moretti leva o nome de família do produtor Luiz Carlos Moretti que se dedica a este mercado há 25 anos | Foto: Yoshidafilmes/ Divulgação

A paixão pela cachaça herdada do avô e do pai serviu de motivação para que Luiz Carlos Moretti criasse uma marca da bebida que leva o nome de sua família. Sediada em Jandaia do Sul, a Cachaça Estância Moretti é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado há 20 anos. “Sou colecionador de cachaças produzidas no país inteiro e desde 2001 comecei a observar as características que mais gostava nas minhas marcas preferidas para agregá-las aos meus próprios rótulos”, conta o empresário sobre a iniciativa que tem rendido excelentes resultados.

Em apenas dois anos de existência a empresa paranaense já conquistou três medalhas na Expo Cachaça, maior evento do setor que é realizado anualmente na cidade de Belo Horizonte (MG). “Na edição do prêmio em 2021, a Cachaça 4 Madeiras foi premiada com a medalha de Mérito sensorial na categoria Blends de Madeiras. Já a Cachaça 8

Anos, foi premiada com a Medalha de Ouro, como destaque sensorial, pontuação máxima da categoria Cachaças Safras Especiais. Em 2020, a Cachaça Imburana foi premiada com medalha de Prata no mesmo concurso”, comenta Moretti.

Luiz Carlos Moretti credita o bom desempenho da marca que já ganhou vários prêmios aos cuidados na produção
Luiz Carlos Moretti credita o bom desempenho da marca que já ganhou vários prêmios aos cuidados na produção | Foto: Yoshidafilmes/ Divulgação

Ele credita o bom desempenho da marca aos inúmeros cuidados observados no processo de produção da bebida. “Essa atenção começa desde a colheita da cana de açúcar, que é feita de forma manual, sem a queima do produto como costuma acontecer, e sempre no inverno quando ela está madura. Após o corte, a cana é moída no mesmo dia para evitar o início do processo de fermentação que pode deixá-la azeda. Depois desse processo, a destilação é feita em alambique de cobre que, ao contrário do inox, garante a pureza da bebida. Já o envelhecimento é realizado em barris de carvalho americano e francês. Além disso utilizamos rolhas em todas as garrafas, pois elas não deixam o líquido evaporar e evita que a bebida perca a qualidade”, detalha.

O empresário comenta que o processo de produção da marca foi aprendido por ele ao longo dos últimos 25 anos. “Nesse período todo trabalhei na indústria da cachaça. Comecei como promotor de vendas, passei pelo faturamento, depois fui supervisor de vendas e representante comercial. Gosto realmente de cachaça e trabalho para divulgar o produto e não apenas a minha marca”, enfatiza.

Produzindo atualmente cinco rótulos de cachaça (Prata, Imburana, 4 Madeiras, Carvalho 4 anos, e Carvalho 8 anos), Moretti avalia que o mercado está em plena ascensão para o setor. “O brasileiro já é apaixonado pela cachaça. E agora consumidores de outros países também estão descobrindo os encantos dessa bebida tipicamente brasileira. Além de saborosa, a cachaça se harmoniza com diversos pratos. É uma bebida que vai bem mas mais variadas situações, desde um churrasco informal com amigos até eventos mais sofisticados. A nossa Cachaça Prata, por exemplo, pode ser combinada com camarões servidos à beira da piscina. A Imburana se harmoniza até com doces. Já a Carvalho 4 anos é a preferida de quem fuma charutos”, destaca.

A Cachaça Estância Moretti já ganhou vários prêmios nacionais e agora vai competir internacionalmente
A Cachaça Estância Moretti já ganhou vários prêmios nacionais e agora vai competir internacionalmente | Foto: Divulgação

Após conquistar medalhas importantes na principal premiação do segmento no Brasil, a Cachaça Estância Moretti agora aguarda o reconhecimento internacionalmente. “Estamos participando de um concurso mundial de destilados que acontece em Bruxelas, na Bélgica, em outubro. A expectativa é grande pois será uma ótima oportunidade de apresentar esse produto tão brasileiro para consumidores de outros países acostumados a apreciar outras bebidas destiladas, como o rum e o gin”, ressalta o empresário. (Marcos Roman - Reportagem local)