Imagem ilustrativa da imagem Dia das Crianças marcado pela solidariedade em Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Divulgação CJV

Enquanto muita gente aproveitava o feriado prolongado para descansar ou passear, a dona de casa Vanessa de Souza Oliveira estava apreensiva na manhã desta segunda-feira (12). “A gente fica muito triste por acordar no Dia das Crianças sabendo que por falta de dinheiro não vai poder dar nenhum presente para os nossos filhos”, relatou. A apreensão da londrinense foi substituída pela alegria quando ela ficou sabendo que um grupo de jovens estava distribuindo bolas e doces no bairro onde mora com seus dois filhos pequenos, o jardim Vila Marieta - que abriga famílias carentes na zona norte de Londrina.

“Não tenho nem palavras para agradecer, pois eu não tive condições de comprar nada para os meus filhos. A gente fica muito emocionada em ver as crianças felizes como estão agora”, comentou Oliveira ao lado de Gabriel, 5, e Maria Júlia, 3. A exemplo dos dois irmãos outras 300 crianças que moram em comunidades carentes da cidade receberam presentes entregues por voluntários do Centro Juvenil Vocacional que integra a Congregação dos Oblatos de São José, instituição ligada à Igreja Católica que forma padres e irmãos em todo o país.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das Crianças marcado pela solidariedade em Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Divulgação CJV

“Fizemos uma campanha nos últimos dias e conseguimos arrecadar 300 bolas e centenas de doces doados por moradores de várias regiões da cidade e por duas empresas de Londrina. Essa ação solidária está acontecendo pelo segundo ano consecutivo e nos deixa muito felizes ao ver o engajamento de tanta gente em prol dos mais necessitados”, destacou Ismael Frare, diretor do centro juvenil, cuja sede em Londrina fica no Jardim Shangri-lá (zona oeste), ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Além do jardim Marieta, os presentes arrecadados pelo grupo de jovens foram distribuídos juntamente com máscaras de proteção a moradores do Morro do Carrapato (localizado na zona leste) e na comunidade Quati (que fica próximo ao cruzamento da av. Brasília com a av. Winston Churchill), na zona norte. “Eu adoro bola e não tinha nenhuma. Agora vou poder brincar bastante com meus amigos do bairro”, celebrou um menino de 11 anos, morador do Morro do Carrapato. “É muito bom saber que alguém está disposto a nos ajudar pois acho que nenhuma família que mora aqui tem condições de comprar brinquedo dos filhos”, enfatizou Luana de Souza, moradora do mesmo bairro.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das Crianças marcado pela solidariedade em Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Divulgação CJV

VOLUNTÁRIA

“Sou professora de dança e incentivei todos os meus alunos a doarem bolas e doces para essa campanha. Hoje fiz questão de acordar cedo para ajudar a distribuir os presentes, pois é muito gratificante ver a alegria que toma conta destas crianças que vivem uma realidade que a gente só conhece pela TV”, enfatizou Daiane Gonzales.

Imagem ilustrativa da imagem Dia das Crianças marcado pela solidariedade em Londrina
| Foto: Isaac Fontana / Divulgação CJV

Ela integra a equipe de cerca de 35 voluntários que colaboram com o Centro Juvenil Vocacional de Londrina. “A nossa missão é voltada para a educação de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Durante o ano todo oferecemos cursinho pré-vestibular gratuito que atende cerca de 200 jovens e trabalhamos na formação de lideranças em várias regiões da cidade. Agora durante a pandemia também estamos distribuindo cestas básicas destinadas às famílias dos nossos alunos”, informa o irmão Ismael Frare.

“Não se trata de assistencialismo. Buscamos incentivar ações pautadas na agricultura familiar e na economia solidária para que as famílias carentes que atendemos tenham condições de se manterem sozinhas no futuro”, ressalta o agente pastoral Márcio Teixeira.