Assine e navegue sem anúncios [+]

Dez anos de 'Abraço no Lago'


Vítor Ogawa Reportagem Local
Vítor Ogawa Reportagem Local
Londrinenses participam do "abraço" na barragem da Avenida Higienópolis
Londrinenses participam do "abraço" na barragem da Avenida Higienópolis | Ricardo Chicarelli



O Compaz (Conselho Municipal da Cultura de Paz) e a ONG Londrina Pazeando realizaram na manhã deste domingo (23) a 10ª edição do 'Abraço no Lago', no Lago Igapó 2. O dia ensolarado contribuiu para que muita gente participasse da atividade. Antes do abraço, o GDIL (Grupo de Dialogo Inter Religioso de Londrina - Religiões Unidas pela Paz) organizou a 4ª Caminhada pela Paz das Religiões, no mesmo local. Logo depois, os grupos foram se posicionando no entorno do lago, todos em locais predeterminados pela organização, em clima de muita descontração.

Segundo a ex-presidente e atual integrante do Conselho do Compaz, Leozita Baggio Vieira, o objetivo do evento é celebrar a cultura da paz e a preservação ambiental na cidade. "Eu acho que chegamos a reunir três mil pessoas. Tinha muita gente. São dez anos de 'Abraço no Lago'. Não é possível resolver todos os conflitos sem armas, mas a maioria pode ser sim resolvida com o diálogo. Não é fácil de mudar uma cultura de milhares de anos, mas é preciso tentar utilizar o diálogo para uma mudança, para uma cultura de paz. A gente tenta trabalhar isso", declarou.

A conselheira também enalteceu a participação das pessoas e destacou a realização das apresentações artísticas. "Tivemos várias apresentações. Registramos a presença de alguns grupos, como por exemplo os de violeiros e de capoeira. Havia também a presença de pessoas que tocam outros instrumentos, como os tambores. Foi tudo muito bonito", destacou. Houve também a participação de um grupo de standup paddle e outro de arco e flecha.

Vieira participou da criação do Compaz e diz que, ao longo dos anos, o 'Abraço no Lago' vem apresentando novidades. Na edição deste domingo, foram lançadas dez mil mudballs no Igapó. Trata-se de pequenas bolas compostas por lactobacilos, leveduras e bactérias fotossintéticas. Elas provocam um processo de fermentação antioxidante que acelera a decomposição da matéria orgânica, promovendo o equilíbrio da flora microbiana do lago.

Outra conselheira, Maria Josaine da Silva, do Iapar, também ressaltou a iniciativa. "Esse ano o 'Abraço no Lago' foi bem bacana. Esse lançamento das mudballs não partiu do Compaz, mas de um grupo que entrou em contato com a gente. É muito importante porque ajuda a alertar a sociedade para a preservação do meio ambiente. Temos que cuidar e limpar o lago", ressaltou

Logo após o 'Abraço no Lago', o Rotary Clube de Londrina, em parceria com o Departamento de Agronomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizou no local o plantio de mudas de orquídeas nativas do Paraná.

LIVRO


O 'Abraço no Lago' faz parte das atividades da Semana da Paz. Nesta segunda-feira (24), às 13 horas, haverá a posse do novo Compaz. Na sequência, será feito na Prefeitura o lançamento do 16º livro Londrina Pazeando. "Esse livro terá textos e desenhos produzidos por crianças de escolas públicas e particulares. Está muito bom", destacou Vieira.
Ela ressaltou também que o Lar Anália Franco está sediando a Copa da Paz de futsal, que reúne jovens até 14 anos.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Assine e navegue sem anúncios [+]

Continue lendo