Uma grande operação conjunta entre a Polícia Militar, Depen (Departamento Penitenciário), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do BPMoa (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), iniciou a transferência de presos da cadeia de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) para a PEL (Penitenciária Estadual de Londrina), na zona sul.

Imagem ilustrativa da imagem Detentos de Arapongas são transferidos para Londrina
| Foto: Divulgação - prefeitura de arapongas

A operação começou na manhã desta segunda-feira (7), com cerca de 60 detentos sendo transferidos nesta primeira etapa. “É um dia histórico para a segurança de Arapongas”, avalia o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati. O prefeito Sérgio Onofre já anunciou que pretende demolir o prédio da Cadeia Pública. Já está em construção, na Zona Sul de Arapongas, o Centro de Detenção Provisória (CDP), uma obra de R$ 7,3 milhões, em parceria com o governo estadual.

Segundo Argati, até o final deste mês todos os detentos - são aproximadamente 260 pessoas - devem ser transferidos. Argati informou que o Depen optou por fazer a transferência, pois o prédio da cadeia pública de Arapongas não tinha mais condições de abrigar os detentos. “O local não era o ideal é não comportava mais os presos, estava com sua capacidade máxima, já tinha passado da hora de ser desativado. Com a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), esses presos que foram transferidos para a cadeia nova de Londrina devem retornar para o município assim que a obra do nosso CDP for finalizada”, explicou o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Detentos de Arapongas são transferidos para Londrina
| Foto: divulgação - prefeitura de arapongas

A demolição do prédio da delegacia deverá ocorrer ainda neste mês. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1