São Paulo e São José dos Campos - Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o Brasil bateu o recorde do desmatamento desta década. Foram destruídos 9.762 km², um aumento de 29,5% em comparação com o ano anterior.

Avanços tão acentuados na derruba da floresta só foram vistos nos anos de 1995 e 1998
Avanços tão acentuados na derruba da floresta só foram vistos nos anos de 1995 e 1998 | Foto: João Laet/AFP

O aumento percentual desse ano é o terceiro maior da história. Aumentos tão acentuados só foram vistos nos anos de 1995 e 1998. No primeiro, o crescimento foi de 95% e a taxa alcançou o pico histórico: 29.100 km² de área devastada. Já em 1998 o aumento do desmate foi de 31%.

Os dados anuais consolidados do desmatamento da Amazônia foram divulgados na manhã desta segunda (18), em São José dos Campos, na sede do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A divulgação teve a presença dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Ciência, Marcos Pontes, e de Darcton Damião, diretor interino do Inpe.

Os dados de 2017 a 2018 já tinham batido o recorde da década. No período, foram destruídos 7.536 km² de floresta, o maior valor desde 2008 até aquele momento.

A alta no desmatamento era aventada desde o ano passado por pesquisadores da área. Durante as eleições presidenciais, ambientalistas temiam que o discurso do então candidato Jair Bolsonaro pudesse servir de combustível para o aumento do desmate.

Na campanha, Bolsonaro criticou repetidas vezes a fiscalização ambiental feita pelo Ibama e afirmou que o País tem muitas unidades de conservação e terras indígenas. Também cogitou fundir o Ministério do Meio Ambiente com o da Agricultura, mas recuou.

Durante o período eleitoral, de agosto a outubro, a destruição na floresta cresceu 48,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre outras medidas tomadas pela gestão Bolsonaro estão a transferência de órgãos do Ministério do Meio Ambiente para outras pastas e a paralisação do Fundo Amazônia, que recebia dinheiro da Noruega e Alemanha para estimular ações de controle sobre desmatamento e uso sustentável do bioma.