Desmatamento na Amazônia aumenta e chega a 253,8 km² em setembro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Agência Brasil 
Brasília A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados de floresta em setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km² de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, quando foram contabilizados 164 km² de derrubadas, houve aumento da área desmatada. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Mato Grosso foi o estado de maior desmatamento registrado - com 110 km². Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km² e em terceiro, o Pará, com 46,94 km². O estado de menor registro é o Tocantins, com 2,24 km². No Amapá não foi detectado desmate. Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foram monitoradas por causa das nuvens.
Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão.


