Milhares de londrinenses acordaram cedo neste feriado da Independência do Brasil e foram acompanhar o desfile em comemoração ao 7 de Setembro. A avenida Leste-Oeste, na região central, foi tomada pelo público que, desde 2019, não comemorava a data no evento cívico-militar. Com mais de 4,7 mil participantes, o desfile em Londrina foi o maior do Paraná, segundo a Secretaria Municipal da Educação, organizadora do ato.

Em 2020 e em 2021, os desfiles em comemoração ao 7 de Setembro não puderam ser realizados em razão da pandemia de Covid-19. No ano passado, quando foram celebrados os 200 anos da Independência do Brasil, o evento foi cancelado em Londrina por causa do mau tempo. Após uma lacuna de quatro anos, o público aguardava com grande expectativa a passagem das 45 comitivas que compuseram o desfile.

ORGULHO E EMOÇÃO

O auxiliar Anderson César Vieira assistiu à apresentação com a família e estava ansioso para ver a filha, representando a Guarda Mirim. Era a primeira participação dela no evento e, para garantir um bom lugar, o grupo chegou cedo e levou cadeiras para aguardar o início das comemorações com um pouco mais de conforto. “Chegamos às 8 horas aqui e esperar em pé até as 9 horas, cansa. Estou orgulhoso, ansioso e emocionado de ver minha filha desfilando.”

Aluno do Colégio Cívico-Militar Professora Adélia Dionísia Barbosa (zona norte), Ezequiel Pereira, 11 anos, ensaiou bastante para fazer bonito na avenida. A mãe, a autônoma Elizângela Aparecida da Silva Pereira, estava orgulhosa de ver o filho representar a instituição em uma data tão importante para o país. “É a primeira vez que venho ver o desfile. Nunca tinha acompanhado antes. Vim hoje porque o meu filho vai participar. Ele entrou este ano na escola e, para mim, é um orgulho enorme”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Desfile do 7 de setembro atrai milhares de pessoas em Londrina
| Foto: Roberto Custódio

Nos últimos anos, o 7 de Setembro tornou-se uma data em que os atos realizados no país adquiriram um caráter político-partidário, e no ano passado a data chegou a ser usada como palanque eleitoral em vários municípios brasileiros. Passadas as eleições, a expectativa era que o Dia da Independência voltasse a ser um ato do povo, livre de ideologias. “Esse é o dia em que todo brasileiro deve comemorar e se alegrar. É uma data que pertence ao povo brasileiro, não é uma data que pertence a nenhum partido, instituição, nem tampouco às forças militares. É um dia alegre e festivo para comemorar o Brasil, uma nação tão grande, tão potente e tão próspera”, declarou o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, tenente-coronel Marcos Tordoro.

ORGANIZAÇÃO

Cerca de 70 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram da organização do ato, que também teve a colaboração da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Organização), Secretaria Municipal da Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar. Mais de 4,7 mil pessoas representaram 45 instituições, entre clubes, igrejas, associações, escolas, forças de segurança, atletas, profissionais da cultura, ONGs e órgãos da administração municipal. “A gente está muito feliz, com muita expectativa por ter todas as forças de segurança participando, o que deixa o desfile muito mais bonito. E as fanfarras são uma emoção à parte”, comentou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A comemoração foi aberta pouco depois das 9 horas, pelos integrantes do Tiro de Guerra. Em seguida, desfilaram todas as forças de segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Municipal Mirim e Polícia Civil. Também estiveram presentes os socorristas do Samu, representantes do Sistema Estadual de Transplantes, alunos dos colégios cívico-militares, Apae, Ilece, Epesmel, Guarda Mirim, grupos de escoteiros, idosos assistidos pelos programas municipais, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e entidades ligadas a instituições religiosas. As fanfarras e a Banda Marcial Marcelino Champagnat, um ícone histórico e cultural do município, arrancaram aplausos do público.

Imagem ilustrativa da imagem Desfile do 7 de setembro atrai milhares de pessoas em Londrina
| Foto: Emerson Dias - N.Com

HISTÓRIA EM QUATRO RODAS

Imagem ilustrativa da imagem Desfile do 7 de setembro atrai milhares de pessoas em Londrina
| Foto: Roberto Custódio

Os ônibus históricos da frota da Viação Garcia levaram para a avenida um pouco da história do desenvolvimento da região e dos avanços no transporte rodoviário de passageiros. Desde a Catita, o primeiro veículo da frota da empresa, um caminhão Ford 1933 transformado em jardineira para transportar os passageiros, até os modernos ônibus cabine cama. A evolução da empresa londrinense que se tornou uma das maiores do transporte de passageiros do país se mescla ao desenvolvimento do município.

“Estou achando tudo muito lindo. Adoro as fanfarras, me lembram meu tempo de escola, quando eu desfilava. Mas a gente vê que a própria comemoração se modernizou. Não se tem mais todo aquele rigor nas apresentações, as crianças passam sorrindo, acenando. Mas isso faz parte dos avanços do nosso tempo e também é bonito de assistir”, disse a aposentada Rosalva Nascimento Rocha.