Washington, 07 (AE-DOW JONES) - A taxa de desemprego nos Estados Unidos manteve-se inalterada pelo terceiro mês consecutivo em dezembro. O nível de desocupação ficou em 4,1%, mesmo patamar de novembro e de outubro, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (07).
No mês passado, 9,3 milhões de norte-americanos estavam procurando um emprego. O número de novos postos de trabalhado criados foi de 315.000, mas o dado que foi considerado mais preocupante para os analistas foi o que demonstrou um aumento do salário médio por hora.
O rendimento médio por hora subiu para US$ 13,46, o que correspondeu a uma alta de 0,45% em relação aos US$ 13,40 em novembro. O aumento ficou acima das projeções dos economistas, que previam uma alta de 0,3% do ganho médio por hora dos norte-americanos.
A taxa de desemprego ficou de acordo com as projeções, enquanto o número de postos criados superou as estimativas em 65.000. O nível de desemprego nos EUA tem permanecido abaixo de 5% por 29 meses. No ano passado, as empresas norte-americanas criaram 2,7 milhões vagas, abaixo do total de 2,9 milhões de postos em 1998.