Desemprego em São Paulo sobe 3,7% em 12 meses, aponta Dieese
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de setembro de 1999
Por Denise Ramiro 
São Paulo, 23 (AE) - A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo referente a agosto aponta crescimento de 3,7% na taxa de desemprego nos últimos 12 meses, incluindo mais 90 mil pessoas ao contingente de desempregados. O índice passou de 18,9% em agosto de 98 para 19,6% no mês passado
o que totaliza 1,747 milhão de desempregados hoje na Grande São Paulo. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Seade e pelo Dieese.
No mês passado, 17 mil postos de trabalho foram eliminados, sendo que o único setor que contratou no período foi o comércio, gerando 33 mil novas ocupações. Indústria cortou 39 mil vagas e serviços eliminou 9 mil. Segundo o diretor-executivo da Fundação Seade, Pedro Paulo Martoni Branco, as vagas eliminadas na indústria se referem, principalmente, a trabalhadores assalariados, que, na sua avaliação são postos que dificilmente serão reabertos. Segundo ele, as empresas hoje estão muito ajustadas e relutam em contratar, porque não conseguem recuperar margens de lucro em um mercado recessivo.
A pesquisa mostra ainda que o tempo médio gasto pelos desempregados na procura de uma nova ocupação manteve-se estável em 48 semanas, após três meses consecutivos de crescimento. O rendimento real médio dos ocupados, em julho, variou 0,6%, passando para R$ 838,00. O salário real médio também apresentou pequeno crescimento de 0,7%, interrompendo a tendência negativa registrada nos cinco meses anteriores e passando a corresponder a R$ 860,00.


