Desempregados ocupam galpão da prefeitura em Sorocaba, SP
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de junho de 1999
Por José Maria Tomazela 
Sorocaba, SP, 28 (AE) - Um grupo de 23 desempregados ocupou hoje um galpão industrial da prefeitura, em Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, para instalar uma empresa de reciclagem. É a primeira ação dos sem-emprego na cidade e foi inspirada nos movimentos dos sem-teto e dos sem-terra. O grupo fez a ocupação com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do Centro de Estudos de Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Cedec), uma organização não-governamental.
De acordo com o presidente do Cedec, Carlos Roberto de Gáspari, o galpão, de 400 metros quadrados, estava abandonado e vinha sendo reivindicado pelos desempregados. "Eles organizaram uma cooperativa e precisavam de um lugar para instalar as máquinas", disse. A prefeitura, afirmou, havia se comprometido a ceder as instalações, mas recuou. "Diante disso, os desempregados optaram pela ocupação."
Parceiros - O secretário municipal da Cidadania, Válter José Nunes de Campos, reuniu-se à tarde com representantes do grupo. Segundo ele, a prefeitura decidiu ceder o galpão invadido para uso dos desempregados. "Seremos parceiros no projeto de recuperação de material reciclado", anunciou.
Os sem-emprego, que formaram a Cooperativa dos Desempregados da Zona Norte, já conseguiram as máquinas para a fábrica de reciclagem. De acordo com o presidente da cooperativa
Augusto Rodrigues de Moraes, a Cáritas Diocesana, ligada à Igreja Católica, doou duas prensas, um triturador de vidro, um picotador de papel, guincho, balança e 25 carrinhos, no valor de R$ 50 mil, para o grupo de desempregados. Eles pretendem processar latinhas e papéis recolhidos na cidade por outros grupos de desempregados. Hoje eles limparam o galpão e o terreno.


