Arquivo FolhaCompromissoSegundo Souza, o governo está disposto a ajudar ‘‘quem quiser melhorar’’O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, disse ontem em Fortaleza que o governo não vai punir as universidades que tiverem desempenho ruim no provão, previsto para ser divulgado no dia 4 de abril.
Segundo Souza, o governo está ‘‘atualmente’’ mais preocupado em ajudar as universidades a melhorar suas condições de ensino do que puni-las pelas suas deficiências.
‘‘O objetivo maior da divulgação da avaliação será mobilizar a comunidade interna das universidades para melhorar a qualidade do ensino. Estamos querendo ajudar quem quiser melhorar’’, disse Souza. Nesse sentido, o ministro afirmou que o presidente Fernando Henrique Cardoso deve anunciar, no dia 25, uma linha de crédito de R$ 300 milhões, que será usada para financiar o ensino de graduação em escolas particulares e públicas.
Paulo Renato Souza afirmou que as universidades privadas comunitárias terão prioridade no acesso ao financiamento, que só pode ser usado em programas voltados para a melhoria da qualidade de ensino. Segundo Souza, a tendência do Ministério da Educação é deixar de ser um órgão meramente credenciador de universidades particulares para atuar com um papel fiscalizador da eficiência do ensino praticado por elas.
‘‘A grande mudança ocorreu com a criação do Conselho Nacional de Educação, em 1995. A lei diz que cada universidade deve ser avaliada constantemente para ser recredenciada e é, por isso, que estamos criando um sistema de avaliação no qual o provão é apenas um elemento’’, disse Souza. Ele afirmou que vai anunciar junto com o resultado do provão um pacote de medidas que visam ‘‘estimular’’ a melhoria do ensino superior. Para o ministro, o sistema público é o que abriga ‘‘o que há de melhor’’ no ensino universitário.
A agenda de Souza prevê para hoje de manhã a inauguração de Centro Vocacionais Tecnológicos, em Limoeiro do Norte (CE) e Tabuleiro do Norte (CE). Às 14 horas, ele participa da posse de Violeta Arraes como reitora a Universidade Regional do Cariri, em Crato (CE). Ontem, o ministro almoçou com o governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB, e às 18 horas, participou de uma reunião com militantes do PSDB do Ceará.

mockup