Jataizinho - Jataizinho foi berço de Londrina, Arapongas, Rolândia, Maringá, Cornélio Procópio, Ibiporã, Mandaguari, Assaí, Uraí, Sertanópolis, Jaguapitã e Rancho Alegre. Sua história é bem mais antiga do que o início da colonização da região pela Companhia de Terras do Norte do Paraná. Ela pertenceu à Espanha na primeira metade do século 17. Foi um importante porto comercial para os bandeirantes que desbravavam a região em busca de ouro e diamantes.
Virou a Colônia Militar Jataí em 1851, e teve importância estratégica durante a Guerra do Paraguai. A colônia militar se estabeleceu às margens do Tibagi, que hoje pertence a Ibiporã. Quatro anos depois o frei Timóteo Castenuovo foi encarregado de construir o Aldeamento São Pedro de Alcântara. Dez anos depois, o aldeamento se tornou sede da vice-prefeitura do Sul Brasileiro.
"A primeira fase da historia vai até 1909, quando os republicanos abandonaram a região", explicou Alisson Meyer de Lima, historiador do Museu Histórico de Jataizinho.
Com a morte de frei Timóteo em 1895 e o fim da guerra, o aldeamento começou a perder importância comercial. "Na época moravam aqui 1,2 mil pessoas e caiu para umas 20 famílias", disse o historiador.
O surgimento de Londrina devolveu o interesse por Jataizinho, principalmente com a construção da ponte da linha férrea sob o Tibagi. A localidade foi elevada à categoria de município em 1929 e se chamava Jathay ou Jatai. Mas em 1938 perdeu o status de município e virou uma vila de Cornélio Procópio. "A dificuldade financeira e diminuição da arrecadação fizeram com a cidade perdesse o status de município. Naquela época muitas pessoas foram embora por causa da crise da malária", contou Lima.
Em 1947, foi emancipada novamente, mas como já havia uma cidade chamada Jatai no Estado de Goiás, e naquele tempo não era permitido ter dois municípios com o mesmo nome, Jatai virou Jataizinho. (A.M.P.)