Descoberto laboratório de ecstasy
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de agosto de 2000
Alessandro Silva Agência Folha De São Paulo 
A polícia descobriu ontem o primeiro laboratório para a fabricação de ecstasy no País. A droga do amor, como é conhecida, era produzida em um apartamento de um edifício de classe média na periferia de São Paulo.
A descoberta deixa a polícia preocupada com o risco de a droga já estar disseminada e, principalmente, mais barata. É que os comprimidos apreendidos até agora vieram de fora, da Holanda e da Alemanha, o que os tornava relativamente caros e raros.
Em cinco anos e meio, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) apreendeu em São Paulo 2,3 mil comprimidos - todos produzidos no exterior. Só com a matéria-prima recolhida ontem no apartamento poderiam ser fabricados cerca de 10 mil unidades do ecstasy nacional.
Casas noturnas de São Paulo e raves - festas abertas com som eletrônico - eram o destino final da droga, da mesma família das anfetameninas e que age diretamente no sistema nervoso central, causando euforia, agitação e aumento do apetite sexual - por isso, o apelido droga do amor.
A preocupação é maior agora, com a droga sendo produzida no País, porque o preço tende a diminuir, afirma o delegado Marcelo Gasparino Silva, do Denarc, que coordenou a ação.
Pelos cálculos do Denarc, o laboratório tinha capacidade para fabricar 10 mil comprimidos por mês. No local, havia nove litros de benzeno, três de acetona e 2,5 kg de MDMA (metilenodioximetanafetamina), princípio ativo do ecstasy -todos produtos de venda controlada no País.
É uma droga muita difícil de ser encontrada em razão do tamanho, porque pode ser escondida na roupa, em gola de camisa ou dentro do tecido, afirma o delegado Ubiracyr Pires da Silva, divisionário do Denarc.
Os policiais prenderam cinco pessoas, três delas ligadas a boates de São Paulo: o modelo e promoter Glauco Caruso Goulart, 27, o DJ Miguel Angelo Fusco Júnior, 21, a promoter Carla Vieira, 28, o estudante de engenharia Thiago de Oliveira, 21, e a estudante Danyelly Dias Oliveira, 19. Eles estavam em um flat na Vila Nova Conceição, às 19 horas de anteontem, onde foram encontrados 51 comprimidos de ecstasy.
Segundo o Denarc, o grupo estava enchendo cápsulas com a droga, em dosagens apropriadas para o consumo.


