Paris, 09 (AE-ANSA) - As marcas de pés humanos descobertos na gruta francesa de Chauvet, no Ródano, perto dos Alpes, são as mais antigas já encontradas.
As primeiras informações falam de uma pegada de pé direito e três de pé esquerdo, de um homo sapiens sapiens - nome científico da espécie humana em sua forma atual.
O autor das pegadas seria um garoto que viveu há cerca de 20 ou 30 mil anos, que pisou no fundo de argila da caverna. Segundo especialistas, as pegadas correspondem aos pés de "uma pessoa de sexo masculino, de cerca de 1,30 metro de altura, com idade entre oito e dez anos".
A descoberta ocorreu durante uma campanha de busca realizada na gruta, em maio. A Chauvet foi visitada, pela primeira vez, em 18 de dezembro de 1994. Ali foram descobertas as pinturas rupestres mais antigas de que se têm notícia, com cerca de 30 mil anos.

mockup