A Polícia Militar de Manicoré, Amazonas, divulgou ontem uma relação com os nomes de 45 desaparecidos no naufrágio do barco Ana Maria VIII, no rio Madeira, na quarta-feira à noite. São 129 sobreviventes. Uma menina de 8 anos foi encontrada por um grupo de pescadores agarrada a um tronco de árvore boiando no rio, na madrugada de anteontem. Até ontem à tarde cinco corpos haviam sido resgatados. As buscas são difíceis por causa da correnteza e da água barrenta.
O tenente Antonio Ferreira do Norte Filho afirmou ontem que o barco, de Paulo Jorge Fonseca de Araújo, estava superlotado. Pelas listas divulgadas havia 178 pessoas a bordo, além de dois automóveis, uma moto e caixas de soja. O peso teria facilitado o naufrágio, provocado por um redemoinho, por volta das 22 horas de quarta-feira, a 20 quilômetros de Manicoré.
Segundo o tenente Norte, a maioria dos dez sobreviventes que prestaram depoimento afirmam que havia mais de 200 pessoas a bordo. Eles contaram que a embarcação saiu de Porto Velho, na terça-feira, já superlotada e não foi vistoriada pela Capitania dos Portos.
Estavam no barco três turistas estrangeiros, segundo o professor italiano Luchesi Salvatori, que conseguiu sobreviver ao naufrágio com a ajuda de plásticos e bóias - um argentino, um uruguaio e uma espanhola. Um helicóptero do governo do Amazonas, duas lanchas e um barco de serviço da Capitania dos Portos foram mandados para Manicoré (480 km ao sul de Manaus).
Ontem à tarde equipes de mergulhadores localizaram a embarcação submersa, a mais de 20 metros de profundidade. O barco deverá ser içado hoje por um navio da Marinha para que os camarotes sejam abertos. Como muitas pessoas dormiam no momento do naufrágio é provável que tenham ficado presas nos camarotes.
Entre os desaparecidos há famílias inteiras. Entre elas a do adolescente Dineli Garcia de Farias, de 12 anos, que perdeu dois irmãos e o pai. O aposentado Jonas Color, de 62 anos, perdeu a mulher a filha, um genro e dois netos. Entre os turistas estrangeiros está desaparecida a espanhola Ana Maria Kreuge, de 28 anos.
A menina encontrada boiando estava a pelo menos seis quilômetros do local do acidente. Os pescadores a entregaram ao comandante de uma embarcação que seguia para Porto Velho. A capital de Rondônia fica a 700 quilômetros de Manicoré. Ela só poderá ser identificada hoje, quando o barco que a socorreu atracar em Porto Velho.Agência EstadoAté ontem à tarde cinco corpos haviam sido resgatados. Foram contabilizados 129 sobreviventesAgência Estado