Rio, 3 (AE) - Pelo menos nove pessoas morreram por causa de desabamentos provocados pela chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de ontem. A Rodovia Presidente Dutra, alagada pelo Rio Engenheiro Passos, que transbordou em Resende, foi interditada às 20h30. O engarrafamento chega a 16 quilômetros na direção Rio-São Paulo e 8 quilômetros no sentido inverso. Segundo cálculos da Defesa Civil, 500 pessoas estão desabrigadas.
A Delegacia de Mangaratiba, no litoral sul do Estado, está inundada. Em Teresópolis, na região serrana, três pessoas morreram no desabamento de uma casa. Gilberto Souza subiu no telhado de sua casa, em Petrópolis, para se proteger da inundação, mas morreu depois de perder o equilíbrio e cair. Em Barra do Piraí, no Médio Paraíba, o Rio Paraíba subiu e a força das águas está afetando a estrutura da ponte, que foi interditada. As duas pistas da Serra de Friburgo foram fechadas por barreiras que deslizaram. Homens trabalham na pista para liberar a estrada.
Na favela Pára-Pedro, em Acari, município do Rio, um casal morreu soterrado, quando o barraco em que moravam desabou. Outras 500 pessoas estão desabrigadas na favela, segundo a Defesa Civil. Duas pessoas estão desaparecidas desde a noite de ontem, depois que o Corsa em que viajavam foi arrastado pelas águas do Rio Maracanã, na zona norte, que transbordou.