O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) assinou o contrato da obra de conservação e manutenção de 434,46 quilômetros de rodovias estaduais das regiões Norte e Vale do Ivaí, um investimento de R$ 40.566.460,79 que vai beneficiar mais de 900 mil habitantes de 23 municípios, além dos condutores de longa distância que trafegam pelas duas regiões.

A contratação é parte do programa de conservação Proconserva, que prevê serviços de remendos profundos e superficiais, fresagem, reperfilagem, selagem de trinca, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal. As rodovias contempladas são administradas pela Superintendência Regional Norte do DER/PR, recebendo a denominação Lote D Norte no programa. O prazo de execução será de 365 dias.

Este lote inclui a PR-445 de Londrina a Mauá da Serra e do distrito de Warta até Bela Vista do Paraíso; as rodovias ligando Mauá da Serra até Ivaiporã, incluindo trecho no território de Manoel Ribas (região Centro); a PR-170, de Rolândia até a ponte sobre o Rio Paranapanema, em Porecatu; a PR-340 de Jaguapitã até o acesso para Santo Inácio (região Noroeste); e a PR-090, de Bela Vista do Paraíso até Porto Capim.

Contenção de rochas

A contratada, KLM Construção de Rodovias, deverá apresentar plano de trabalho para aprovação do DER/PR que, após aprovação deste planejamento, irá emitir ordem de serviço para início das atividades. A empresa venceu a licitação para executar a obra após julgamento pela comissão do DER/PR, tendo sido acatado o recurso administrativo apresentado após a fase de habilitação.

O edital foi realizado na modalidade de concorrência pública, em que a ganhadora é definida pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública e por ter sua documentação aprovada.

Conservação de rodovia

O Proconserva é um programa intermediário, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa, segundo o governo estadual estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma análise das condições do pavimento da malha estadual.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)