Deputados vão Rio investigar esquema de funerárias
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de maio de 1999
Por Wilson Tosta 
Rio, 11 (AE) - Um grupo de deputados federais estará no Rio na sexta-feira (14) para interrogar o auxiliar de enfermagem Edson Izidoro Guimarães, que confessou ter assassinado cinco pacientes no Hospital Salgado Filho, onde trabalhava há anos. Os deputados integram a subcomissão externa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que começa a investigar a possível existência, em outros Estados, de esquemas semelhantes sobre informações de mortes dadas a funerárias. Em troca os servidores recebem gratificações.
O deputado Carlos Santana (PT-RJ), autor do requerimento para criação da subcomissão externa e seu presidente, disse hoje que quer, com a iniciativa, estimular o recebimento das denúncias. Ele fez contato com a deputada estadual Tânia Rodrigues e com a vereadora Jurema Batista, ambas do PT, para que proponham a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito sobre o caso, respectivamente, na Assembléia Legislativa fluminense e na Câmara Municipal do Rio.
Segundo Santana, a ação das funerárias nos hospitais -que teria estimulado Izidoro a matar- é conhecida, mas nunca foi investigada. "Queremos saber se ele tem ligações com funerárias de outros Estados ou se sabe alguma coisa sobre isso", disse. Além de Santana, os deputados Fernando Gabeira (PV), Jair Bolsonaro (PPB), Laura Carneiro (PFL) e Paulo de Almeida (PPB) integram a comissão.


