Deputados da base aliam-se à oposição contra reforma
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de setembro de 1999
Por Ricardo Osman 
São Paulo, 29 (AE) - Deputados da base governista na Assembléia Legislativa de São Paulo aliaram-se hoje à oposição para condenar da tribuna, durante audiência pública realizada no plenário, a proposta de reforma da Previdência do Estado, apresentada pelo governador Mário Covas (PSDB). "A bancada inteira do PFL vai votar contra", garantiu o parlamentar Cícero de Freitas (PFL). "Somos contra também", afirmou o peemedebista Lobbe Neto. "O projeto rachou a base do governo na Casa", atestou Nivaldo Santana (PC do B).
Nesta audiência inédita no Palácio 9 de Julho, por garantir a tribuna aos cidadãos e aos representantes de categorias, deputados da oposição, como Elói Pietá (PT) e Salvador Khuriyeh (PDT) criticaram a reforma proposta por Covas. Eles contaram também com o apoio do deputado Edson Ferrarini (PL). "O governo está tratando os pensionistas como se fossem assaltantes da agência do Banespa", afirmou Ferrarini, na tribuna, aplaudido pelos servidores na galeria. Ele referiu-se ao fato de que, com a proposta do Executivo, os pensionistas, que hoje são isentos da cobrança da contribuição previdenciária, serão descontados.
O deputado Milton Flávio (PSDB) tentou defender o governo, representado no plenário pelo assessor especial do governador, Fernando Carmona. "Não vi ninguém aqui defender o desempregado", contou ele. Na avaliação do governo, o dinheiro que o Tesouro vai economizar com os aposentados, uma vez que a contribuição deles aumenta com a proposta, seguirá para investimentos no Estado. Flávio acusou o PT de adotar proposta semelhante no governo do Rio Grande do Sul.
Os servidores que ocuparam a galeria do plenário dificultaram alguns discursos dos tucanos. "A presidência não quer adotar medidas mais drásticas", chegou a ameaçar o presidente da Casa e da audiência pública, Vanderlei Macris (PSDB). O tucano Edson Aparecido foi vaiado.
"Queremos recuperar a Previdência do Estado; o governador Mário Covas tem a coragem de fazer isso", afirmou.
Às 16h50, o deputado Edson Gomes (PPB) leu da tribuna a relação dos deputados do partido. "Queremos deixar aqui registrada a posição do PPB: somos totalmente contra este projeto", garantiu.


