Deputado apresenta ação contra secretário por clientelismo
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de maio de 1999
Por José Maria Tomazela 
Sorocaba, SP, 03 (AE) - O deputado Hamilton Pereira (PT) entrou hoje com representação contra o secretário de Estado da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, na Procuradoria Geral de Justiça, acusando-o de incentivar a prática de clientelismo. Segundo a denúncia, o secretário praticou ato de improbidade administrativa e deverá ser punido com a perda do cargo e o pagamento de multa equivalente a cem vezes a sua própria remuneração. Em reunião que manteve no último dia 22 com lideranças políticas da região de Sorocaba, Meirelles teria colocado a máquina do Estado à disposição dos prefeitos do PSDB.
De acordo com o deputado, o secretário afirmou que sua secretaria estava de portas abertas para atender principalmente o PSDB e assim "reeleger os atuais prefeitos tucanos, aumentar as bancadas nas Câmaras municipais e eleger o governador Mário Covas como presidente da República." Pereira anexou cópias de reportagens sobre o encontro, realizado no escritório político do deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) na cidade.
Segundo o deputado, Meirelles incentivou o clientelismo e declarou textualmente que achava bom que o encontro tivesse caráter partidário, pois assim "poderia falar sem cerimônias." Em um trecho do discurso, ele chegou a dizer aos correligionários: "Vocês têm que usar a Secretaria sem cerimônia", de acordo com o deputado, tendo acrescentado que os políticos tucanos teriam atendimento prioritário.
A assessoria do secretário negou o estímulo ao clientelismo, alegando que Meirelles participou de uma reunião com lideranças políticas. Segundo a assessoria, não há distinção de partidos no atendimento dado pela Secretaria da Agricultura a prefeitos e vereadores do interior.


