Depois de uma sexta-feira e de um sábado chuvosos, neste domingo (28) não tem previsão de chuva para Londrina e para boa parte do Estado.

Céu permaneceu nublado neste sábado.
Céu permaneceu nublado neste sábado. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

A temperatura varia entre 13ºC e 22ºC. A informação é da meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Ana Beatriz Porto. Ela ressalta que o tempo seco permanecerá até segunda-feira (29), com temperatura estável, entre 13ºC e 23ºC. “No dia 30 tem potencial de uma ventania antes da chuva que virá na terça-feira (30). As temperaturas permanecem baixas na semana que vem.” Após a chuva a tendência é de que as temperaturas mínimas atinjam 5ºC na quinta-feira e na sexta-feira.

Ela afirma que na segunda-feira há condição para chuva apenas na região próxima a Santa Catarina. Para o próximo trimestre (durante os meses de julho, agosto e setembro de 2020) a maioria dos modelos climáticos apontam para um cenário no qual as águas do Oceano Pacífico Equatorial vão continuar a apresentar um resfriamento lento e progressivo. Este cenário aponta para a manutenção da situação de neutralidade climática para os próximos três meses e para um aumento da probabilidade do desenvolvimento de um evento La Niña na segunda metade do segundo semestre de 2020.

A temperatura média do ar deverá ficar ligeiramente acima da média climatológica para os próximos 3 meses. As massas de ar frio devem apresentar um comportamento um pouco diferente de anos normais; a atuação dessa massas de ar sobre o Paraná deve ser menos persistente nos próximos meses. Com essa característica, o inverno vai apresentar grandes oscilações de temperatura em intervalos de tempo de poucos dias. Há previsão da ocorrência de episódios chamados de "veranicos", que são a ocorrência de vários dias consecutivos secos e mais quentes que o habitual para a estação, intercalados com períodos curtos de frio intenso; Conforme a indicação dos principais modelos climáticos analisados, a precipitação esperada para o inverno de 2020 será igual ou abaixo do acumulado normalmente esperado para esta época do ano. A expectativa é do predomínio de massas de ar seco por diversas semanas desta estação, inibindo a formação de chuva de grande extensão e volume e contribuindo para a manutenção do atual déficit hídrico que vem sendo observado nos últimos 12 meses em praticamente todas as regiões do estado do Paraná. Mesmo com a ocorrência eventual de episódios que causem acumulados de chuva mais volumosa, ainda assim são esperados períodos mais prolongados sem ocorrência de chuva significativa, reforçando o indicativo que o próximo trimestre seja ainda mais seco que a média climatológica para o mesmo período.