As novas sedes das delegacias da Polícia Civil em Cambé e em Ibiporã foram inauguradas nesta quinta-feira (28). A implantação das duas unidades foi possível por meio de convênios firmados entre as prefeituras dos dois municípios da Região Metropolitana de Londrina e o governo do Estado. Com a mudança, as carceragens que dividiam espaço com os setores de investigação e atendimento da Polícia Civil passam a funcionar em imóveis separados. A partir de agora, a gestão dos presos passa a ser exclusiva do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná).

O delegado de Cambé, Paulo Henrique Costa, afirmou que a alteração faz com que a equipe consiga focar nos trabalhos de combate à criminalidade e investigação das ocorrências registradas no município.

“Isso muda o nosso foco de trabalho porque, além das investigações, acumulávamos também o trabalho de custódia de presos. Essa atribuição era bastante árdua. Boa parte dos policiais ficava responsável por cuidar dos presos na delegacia, da questão de segurança, da alimentação, da escolta, da escolta externa para levar ao hospital. Essa mudança é uma valorização também dos servidores que fizeram concurso para uma finalidade, mas estavam trabalhando em outra”, destacou.

A intenção é esvaziar as carceragens e oferecer um "tratamento adequado às pessoas privadas de liberdade"
A intenção é esvaziar as carceragens e oferecer um "tratamento adequado às pessoas privadas de liberdade" | Foto: Viviani Costa - Grupo Folha

Em Ibiporã, o delegado Vitor Dutra de Oliveira também espera prestar um melhor atendimento à população. “Agora vamos ter uma melhor condição de trabalho. Muitos serviços que eram demandados pela movimentação de presos e outras atribuições da gestão da cadeia pública são repassados agora para o Depen. Antigamente, muitas vezes a pessoa era vítima de crime e, ao mesmo tempo, estava tendo ali a visitação dos presos. Era uma situação inconveniente para a população”, comentou.

A mudança na gestão dos presos do Paraná foi autorizada por meio do decreto estadual nº 6.801/2020 assinado em novembro. A intenção é esvaziar as carceragens, oferecer um "tratamento adequado às pessoas privadas de liberdade" e reorganizar as atividades dos policiais civis.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, participou da inauguração das delegacias na região de Londrina e garantiu que, a partir de maio, “toda a Polícia Civil do Paraná estará liberta de cuidar de presos”.

“Estamos passando tudo, com o planejamento adequado, para o sistema prisional, para o Depen. Estão sendo criadas novas delegacias como esta aqui, no Estado inteiro e vamos capacitar todos os integrantes da Polícia Civil para que a gente possa oferecer um serviço adequado e moderno para a população”, declarou. Outras sete delegacias serão entregues até maio. Segundo ele, a equipe tem priorizado as unidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Sobre novas contratações, o secretário lembrou que o concurso público da Polícia Civil tem data prevista para 21 de fevereiro. “Vamos trazer para a Polícia Civil mais cem delegados, mais 300 investigadores, cem papiloscopistas e acredito que, nos próximos dois anos, a população vai perceber a mudança e vai perceber um novo trabalho das forças de segurança para a sociedade”, comentou. Soares não mencionou se estão previstas contratações também para o Depen.

Mesmo com imóveis distintos para a equipe da Polícia Civil e para as carceragens, a superlotação de presos permanece. Em Cambé, a cadeia pública tem capacidade para abrigar, aproximadamente, 100 detentos, mas está com 180. Em Ibiporã cerca de 110 presos dividem o espaço que seria para 60.

As informações foram repassadas pelo coordenador Regional do Depen, Reginaldo Peixoto. Segundo ele, não há transferências de presos previstas para os próximos dias. “Fazemos transferências diárias conforme ocorrem as progressões de regime, mas não há como esvaziar no momento. Estamos dependendo de uma unidade nova que está em fase de conclusão em Londrina e acredito que, pelo cronograma da obra, em meados de maio será entregue. Com isso, vão surgir aproximadamente 800 vagas na região e, com certeza, iremos retirar os presos daqui”, afirmou. A Cadeia Pública de Londrina está sendo construída ao lado da unidade 2 da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina).

Serviço:

Delegacia da Polícia Civil em Cambé

Rua Antenor Vidotto, 77, Jardim Santa Izabel

Delegacia da Polícia Civil em Ibiporã

Avenida dos Estudantes, 1.046, Centro