Deficiente visual aprende a navegar na Web
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de outubro de 1999
Por Juliana Tourrucoo 
São Paulo, 29 (AE) - A Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam - www.prodam.sp.gov.br/acess/index.htm) está oferecendo curso gratuito de computação para deficientes visuais. O curso é desenvolvido com a ajuda de um programa chamado Virtual Vision 2.0, que utiliza uma tecnologia de síntese de voz desenvolvida pela empresa de processamento MicroPower (www.micropower.com.br)
que lê em voz alta as informações contidas no site, citando até os links para outras páginas. Como o deficiente visual não utiliza o mouse, o software localiza teclas de atalho.
"Quando o curso não ajuda na parte profissional, com certeza ajuda na parte emocional, já que a pessoa se sente mais útil", afirmou a analista de sistema Nilde Silva, uma das professoras da Prodam. Para ela, o programa é uma oportunidade para os deficientes visuais interagirem com o mundo, já que tanto podem trabalhar com informática, como também se comunicar com os outros. "Agora, todas as pessoas podem ler seus textos no computador, o que não ocorre quando escrevem na prancheta".
O virtual Vision é compatível com Windows 95 e 98, em aplicativos Office 95 e 97, e roda no Internet Explorer 3.02 e 5.0. Ele também lê mensagens do correio eletrônico e programas de OCR, e não requer outro equipamento adicional. A Micropower comercializa o aparelho em parceria com a Banco Bradesco. O deficiente abre uma conta no banco e recebe o programa. Nilde afirma que ensinar um deficiente visual a trabalhar com o computador exige "muita paciência e criatividade". "Primeiro tenho que descrever para eles o que é um site, um link ou uma janela, depois peço para tocarem na tela, mesmo que não vejam o conteúdo, e por último começo a explicar os aplicativos".
O curso é dividido em três etapas - 30 horas de Windows 95, divididas em duas semanas, mais 30 horas em MS Word e 15 horas de Internet. No entanto, os módulos não são simultâneos e o intervalo entre um e outro pode chegar a três meses. O site da Prodam também fornecerá outras informações, como links para outras instituições voltadas a deficientes visuais e físicos. A Prodam fica na Rua Leandro Dupret, 505, na Vila Clementino, São Paulo. Mais informações pelo telefone (0xx11) 5080-9426.


