Rio de Janeiro - A Defesa Civil do RJ considera remota a possibilidade de haver vítimas sob os escombros do Hotel Linda do Rosário, de cinco andares, que desabou anteontem à tarde, no centro do Rio. Mas se houver alguém no local, provavelmente está morto, porque o entulho é compacto, sem circulação de ar.
As buscas a possíveis vítimas foram interrompidas às 21h30 de quarta-feira, depois de o prédio vizinho ao hotel se mover seis milímetros e pôr em risco as equipes que trabalhavam no local, mas serão retomados hoje. Com a oscilação de mais dois milímetros na manhã de ontem, o prédio foi escorado, pois a estrutura dele está ''comprometida'', segundo Lopes.
Os escombros do hotel estão servindo de apoio ao prédio, por isso não podem ser removidos. O anexo, que tem grandes rachaduras nas paredes e um dos pilares rompido, terá de ser demolido. Dois quarteirões continuam isolados na região central da cidade.
Inquérito - O delegado da Polícia Civil, Ricardo Marchesini, instaurou inquérito para apurar as causas do desabamento. O proprietário do prédio já havia sido notificado pela prefeitura pela má-conservação da fachada. A perícia no local será feita apenas ao fim da remoção dos escombros. ''Se não houver vítimas soterradas, vamos apurar um simples desmoronamento por negligência'', afirmou o delegado. Apenas três pessoas que passavam no local na hora do acidente sofreram escoriações. Sérgio Silva, 42 anos, disse que vai pedir indenização ''aos responsáveis'', apesar de não ter marcas de ferimentos visíveis.

mockup