Rio, 04 (AE) - Onze estações da linha 1 do Metrô do Rio tiveram a abertura atrasada em uma hora por causa de um defeito em uma subestação retificadora de energia da Carioca, no centro, hoje de manhã. Os passageiros não puderam embarcar nem desembarcar desde a Central do Brasil, também no centro, até a Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na zona sul, das 06 horas às 7h05.
O problema foi detectado por volta de 4h13, 1 hora e 47 minutos antes do início das operações. Segundo a Opportrans, concessionária do Metrô, houve falta de energia elétrica, o que impossibilitou o tráfego dos trens. A subestação com defeito alimenta as estações a partir da Presidente Vargas. As subestações - localizadas em diversos pontos ao longo das linhas 1 e 2 - recebem uma grande carga de energia da Light, que é distribuída para as 31 estações existentes. Com o defeito na subestação da Carioca, não houve energia suficiente para o funcionamento dos trens nem das dependências das 11 estações afetadas. Ínibus - Entre as estações Saenz Peña e Central a situação foi normal, assim como na Linha 2. Os passageiros foram avisados da interdição do tráfego por meio de alto-falantes e de quadros de aviso. Quem precisou desembarcar depois da Central, no entanto, teve de continuar o trajeto de ônibus. O metrô informou que não houve tumulto nas estações fechadas porque o movimento bem cedo não costuma ser grande na época de férias escolares. A grande concentração de passageiros ocorreria a partir das 8 horas durante o mês de janeiro.
No dia 28 de dezembro, o defeito foi em uma das composições. O tráfego de trens da linha 2 ficou interrompido por 30 minutos pela manhã, por causa de um problema mecânico ocorrido em um trem que chegava à estação do Maracanã, na zona norte. A composição parou a aproximadamente 10 metros da plataforma. Assustados, alguns passageiros forçaram a porta da composição e desceram. Para evitar que alguém fosse eletrocutado
o Metrô teve de desativar o sistema de energia dos trilhos. Um dia antes, uma rápida queda de energia provocada por um disjuntor, também causou atrasos na linha 2. Operação Verão - Do próximo dia 09 até 27 de fevereiro, o Metrô do Rio vai funcionar aos domingos. O novo horário faz parte da "Operação Verão", que objetiva possibilitar aos moradores da cidade e turistas o acesso às praias da zona sul por meio do Metrô. No entanto, por motivos de segurança, nem todas as estações estarão abertas ao público. Na linha 2, Maracanã e Engenheiro Rubens Paiva não funcionarão. Na linha 1, ficarão fechadas a Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana, Cinelândia e Catete.