O prefeito Marcelo Belinati anunciou na noite desta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa, decreto para o fechamento de todo do comércio em Londrina. A medida que começa a valer nesta sexta-feira (20) é válida por 15 dias, com prazo prorrogável por mais 15 dias. Somente serviços essenciais como farmácias e supermercados terão autorização para manter o funcionamento.

Imagem ilustrativa da imagem Decreto municipal fecha comércio por 15 dias em Londrina
| Foto: ARQUIVO FOLHA

O prefeito informou que a determinação foi tomada com base na avaliação do grupo de trabalho de especialistas composto por médicos, infectologistas e autoridades da vigilância epidemiológica. "Temos acompanhado tudo o que deu certo e o que deu errado em outros países. O isolamento social é consolidado como a medida mais efetiva no achatamento da curva de contágio. Nas províncias da Itália, quem tomou as medidas mais rígidas, estão muito melhor que nas áreas que não tomaram essas medidas", comparou.

Apesar de ter início nesta sexta, os comerciantes terão prazo de 48 horas para se adaptarem ao fechamento. Belinati destacou que Londrina permanece com apenas um caso confirmado da doença. "O cenário hoje instalado na cidade ainda não é de grande porte. É um grande diferencial para evitar colapso de serviços médicos. Aqueles que agiram rápido obtiveram êxito, os tardios tiveram outra evolução. Por isso é importante ficar em casa, para conter o contágio", conclamou.

Assista ao vídeo da coletiva: