Washington, 03 (AE-DOW JONES) - O Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc) decidiu de forma unânime manter as taxas de juro de curto prazo inalteradas na reunião de dezembro. Pesou na decisão dos membros do Fomc as preocupações dos mercados com relação ao bug do ano 2000.
"Os membros concordaram que o objetivo principal de curto prazo do Comitê era de fomentar condições estáveis nos mercados financeiros durante o período de mudança de século e, assim, evitar qualquer ação que pudesse afetar a confiança dos mercados de que o Federal Reserve estivesse completamente preparado para fornecer a liquidez necessária para o período", diz a minuta do Fomc.
Os membros do Comitê também concordaram em manter o viés "neutro" após a reunião. Além da necessidade em aliviar as preocupações dos mercados com relação ao bug do ano 2000, os membros do Fomc também não viam um potencial de elevação acentuada da in flação até a próxima reunião em fevereiro.
De fato, ontem, o Fomc elevou a taxa dos Fed funds em 25 pontos-base, citando preoupações de que a demanda estivesse excedendo a oferta na economia.
"Os membros do Fomc viram um risco pequeno de aceleração significativa na inflação no curto prazo, dada a recente tendência dos preços e ausência de indicadores de que as expectativas inflacionárias estivesse se deteriorando. Portanto, havia um custo pequeno em adiar a consideração de aperto da política monetária", diz a minuta do Fomc.
Contudo, a minuta também revela que os membros do Fomc continuam preocupados com relação a forte demanda e seus efeitos no desemprego e potencial pressão salarial.