Rio, 13 (AE) - O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, afirmou há pouco que a decisão do BC de não mais pedir oficialmente que os bancos comerciais estrangeiros dêem crédito para o País sinaliza que as linhas de financiamento para o Brasil já estão normalizadas. Ele lembrou que, desde fevereiro, o volume de crédito para Brasil já cresceu 21%, principalmente a de crédito para exportação. Fraga destacou ainda que o custo de captação também caiu, sinalizando que os investidores estrangeiros estão menos temerosos em aplicar recursos no País.
Fraga lembrou que, no auge da crise, durante a desvalorização cambial de janeiro, as linhas estiveram fechadas e, quem conseguia captar, pagava juros muito elevados, chegando a 12% acima das taxas internacionais. Hoje, segundo ele, as taxas caíram à metade, para 6%. Essa melhora, explicou, levou o governo a antecipar sua decisão de não mais intervir oficialmente pedindo apoio dos bancos comerciais estrangeiros, medida que foi anunciada na quarta-feira pelo BC.
Armínio Fraga disse também que o governo ainda não decidiu se vai utilizar a terceira parcela do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo ele, o governo tem até o fim do mês para decidir sobre a questão.

mockup