DAS liberta comerciante sequestrado no Rio
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de maio de 1999
Por Clarissa Thomé, especial para a AE 
Rio de Janeiro, 03 (AE) - O comerciante Antônio Carlos Siqueira Júnior, de 23 anos, sequestrado na noite de sábado, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, foi libertado na tarde desta segunda-feira (03) por policiais da Delegacia Anti-Sequestro (DAS).
A operação durou menos de duas horas e foi possível por causa de um erro dos sequestradores, que usaram o celular da vítima para negociar o valor do resgate.
Siqueira Júnior estava em uma festa na fazenda da família, no município de Cantagalo, a 90 quilômetros de Friburgo, quando três homens encapuzados invadiram a propriedade.
Cerca de 20 pessoas estavam na casa e houve uma espécie de negociação, já que os criminosos não sabiam que pessoa da família sequestrar. Eles chegaram a cogitar que a vítima fosse a mãe do comerciante, que acabou se oferecendo para ser levado, a fim de poupá-la.
Siqueira Júnior ficou preso no meio da mata, a uma hora de distância da fazenda. Ele passou os dois dias ao relento, se alimentando de biscoito e água suja. Enquanto isso, os criminosos negociavam pelo celular do comerciante o valor do resgate, que variou de R$ 1 milhão a R$ 300 mil. A família de Siqueira Júnior é dona de uma rede de sapatarias em Friburgo.
O grupo foi localizado na mata devido ao sinal emitido pelo celular. Uma equipe da DAS deixou o Rio de helicóptero por volta de 14h e chegou ao local do crime duas horas mais tarde. Siqueira Júnior, que havia sido ameaçado de morte caso a polícia descobrisse o cativeiro, se jogou de uma ribanceira ao ouvir o som do helicóptero. Ele teve diversos cortes no corpo.
Os sequestradores não foram encontrados e policiais militares cercaram a mata para impedir a fuga. Amanhã, uma nova equipe da DAS deve voltar ao local do crime, com cães farejadores, para tentar localizar os criminosos.


