São Paulo, 10 (AE) - A Dana Corporation deve anunciar até amanhã (11) venda das operações da Gresen Hidráulica mundial para a Parker Hannifin, um dos líderes na fabricação de componentes destinados ao mercado de automação industrial. É o que garantem fontes nas empresas, que não ainda não fizeram um comunicado oficial e não revelaram o valor da transação. A Dana é uma das maiores fornecedoras mundiais para a indústria de autopeças e tem intenção de concentrar-se em sua atividade principal.
A Gresen - divisão que passará a ser controlada pela Parker - vendeu cerca de US$ 135 milhões em 1998, emprega mil pessoas nas suas várias unidades, incluindo o Brasil, e fabrica bombas hidráulicas, motores, cilindros, válvulas e controles eletrônicos para veículos.
A Parker, fundada em 1918, em Cleveland, Ohio (EUA), pelo engenheiro e empresário Arthur L. Parker, está presente hoje em 34 países, nos quais possui 198 fábricas, que empregam mais de 34 mil pessoas. O crescimento da Parker Hannifin ao longo das últimas décadas sempre esteve ligado à incorporação de outras empresas, entre as quais a Schrader Bellows, em 1985. Segundo a Parker, essa estratégia empresarial permite a aquisição de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que realiza uma ampliação e complementação de linhas.