Rio, 10 (AE) - O Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu hoje a autorização de funcionamento de duas escolas de pilotagem de helicópteros, que funcionam no aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Fiscais do terceiro Serviço Regional de Aviação Civil (Serac 3), do DAC, vistoriaram e suspenderam as atividades das empresas Helimar e WMB Ltda.
A Helimar estaria formando pilotos com menos de 100 horas de vôo, o que é proibido por lei. O DAC suspendeu a empresa por medida de segurança. Foi aberto inquérito que poderá levar até à cassação definitiva da autorização de funcionamento da escola e do certificado de habilitação do pilotos.
Na WMB Ltda os técnicos encontraram irregularidades na documentação e decidiram cancelar operação até que a escola se ajuste.
Segundo o coronel aviador Jonas Ferreira SantAnna, adjunto do subdepartamento técnico do DAC, é obrigatório o cumprimento de todas as etapas da instrução, teórica e prática, em escolas homologadas pela Aeronáutica. Foram fiscalizadas as atividades de instrução, habilitação, segurança de vôo, regulamentação do aeronauta, manutenção e registro de controle de decolagem.