Rio, 08 (AE) - Decreto do prefeito Luiz Paulo Conde (PFL), publicado no "Diário Oficial" do Município do Rio de hoje, altera o nome da Avenida Suburbana para Dom Hélder Câmara . O arcebispo emérito de Olinda e Recife, que morreu dia 27 de agosto, passa a dar nome a uma das avenidas mais movimentadas da cidade, com 13 quilômetros de extensão e que atravessa nove bairros da zona norte da cidade. Uma região chamada pelos cariocas de subúrbios da Central.
A avenida d. Hélder é uma das vias mais movimentadas da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos por lá passam 119 linhas de ônibus, o que representa em média de 1.500 carros por dia. A avenida começa no Largo de Benfica, no bairro do mesmo nome, e termina na Carolina Machado, em Cascadura, depois de passar por Jacaré, Maria da Graça (estes dois servidos pela linha 2 do metrô), Caxambi, Pilares, Abolição e Piedade. De acordo com a prefeitura é uma área mista, com grande concentração urbana, e mistura atividades industriais, comerciais e residenciais.
A idéia de homenagear D. Hélder Câmara foi do deputado Carlos Dias (PFL), que quis homenagear o religioso, bispo auxiliar do Rio no início dos anos 60, quando fez importante trabalho social na cidade. O prefeito Luiz Paulo Conde reconhece que a homenagem pode criar polêmica, mas justifica sua decisão. "A Avenida Suburbana abriga pessoas carentes, que eram a razão do trabalho de D. Hélder", disse Conde. "Com a mudança do nome trocamos um termo que é impessoal pela lembrança de alguem que trabalhou pela cidade."
Para os moradores da área, a homenagem é bem-vinda. Antônio Luiz Ferreira, que mora na rua Professora Esther de Melo
perto do Largo de Benfica, onde a ex-Suburbana começa, diz que ter D. Hélder Câmara como referência para seu endereço é muito melhor do que o nome antigo. "Existe um preconceito contra quem mora em subúrbio e as pessoas sempre faziam algum comentário desfavorável quando eu dizia que morava perto da Avenida Suburbana", contou ele. "Falar que moro perto da D. Hélder vai ser muito melhor".