Rio, 20 - O cardeal arcebispo do Rio, dom Eugênio Sales, classificou de estapafúrdia a sugestão do Conselho Episcopal Alemão de que o Papa João Paulo II se aposente e seja feita eleição para escolher seu sucessor. "Não merece nem comentários uma idéia desse tipo", protestou ele. "O Papa tem todas as condições de realizar as tarefas de seu cargo, mesmo estando com a saúde abalada, ele governa com a cabeça e não com a pernas e a cabeça está boa."
D. Eugênio rezou missa pela manhã na paróquia de São Sebastião, no dia do padroeiro do Rio, na Tijuca, zona norte, para mais de cinco mil fiéis. À tarde, a imagem de São Sebastião foi levada, em procissão, até a Catedral Metropolitana, no centro da cidade e, de lá, ao monumento dedicado ao santo, na Glória, zona sul.
São Sebastião é padroeiro do Rio desde o século 16 e empresta seu nome à cidade. Conta-se que ele, um guerreiro romano condenado à morte duas vezes por ter se convertido ao cristianismo, teria aparecido para o fundador da cidade, Estácio de Sá, e avisado sobre uma emboscada preparada pelos franceses que pretendiam tomar o território.