Londrina continua com a curva de casos confirmados de Covid-19 em ascensão. Segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente a cidade possui 1.257 casos confirmados (+5,27%) e 75 óbitos (+4,16%). Há ainda 408 pessoas aguardando exames e 933 pessoas foram recuperadas. No boletim anterior havia 1194 casos confirmados e 72 óbitos.

Testes são realizados em pacientes internados nos hospitais SUS e filantrópicos.
Testes são realizados em pacientes internados nos hospitais SUS e filantrópicos. | Foto: Gustavo Tacaki / Secretaria de Saúde

Dos exames realizados, 5.869 casos foram descartados. Dos casos confirmados, 702 casos são do sexo feminino (56%) e 555 (44%) são do sexo masculino. 21 casos estão na UTI e 22 casos estão na enfermaria. Há outros 206 pacientes em isolamento domiciliar.

A cidade está com uma taxa de 2.206,3 casos por milhão. Dos 262 leitos de UTI adulto, 60% deles estão ocupados. Dos 1139 leitos de enfermaria adulto, 48% desses leitos estão ocupados. No caso dos leitos de UTI pediátrica, dos 59 leitos, 71% estão ocupados. Analisando a ocupação geral, dos 1460 leitos 51% estão ocupados.

A faixa etária com mais ocorrência de doenças está entre 20 e 39 anos (518), seguida pela faixa entre 40 e 59 anos (438). Os idosos com mais de 60 anos representam 227 registros de casos. Jovens entre 10 e 19 anos representam 54 casos na cidade. Já as crianças entre 0 e 9 anos representam 20 registros.

Entre as mortes divulgadas neste sábado há duas mulheres, uma de 55 e outra de 71, e um homem de 82 anos. Todos eles tinham comorbidades.

Todos os testes são enviados para análise ao laboratório do HU (Hospital Universitário de Londrina), e o resultado fica pronto em até um dia. Essa medida é resultado do Convênio de Cooperação, firmado entre a Prefeitura e a UEL (Universidade Estadual de Londrina), pelo qual o Município adquire os insumos para realizar os exames e a análise fica a cargo do laboratório do HU, habilitado junto ao Lacen/PR (Laboratório Central do Estado). Por meio desse convênio, a capacidade é de 200 testes por dia em Londrina.

Nas seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina, exclusivas para casos respiratórios, e no PAI (Pronto Atendimento Infantil), o diagnóstico para coronavírus também é feito com os testes RT-PCR. Estes foram enviados pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde), que abastece ainda os hospitais SUS e privados da cidade, desde o início da pandemia no Paraná, e cujo repasse é contínuo, feito com base na utilização destas unidades. Os resultados também são emitidos pela Sesa, por meio do Lacen/PR, em Curitiba.

CURVAS DE CONTÁGIO Paraná

Londrina

MAPA VEJA TAMBÉM Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mapa-do-coronavirus-no-parana-2982678e.html GRÁFICO DE CASOS POR DIA EM LONDRINA

OUTRAS CIDADES JUNTAS

CARDS DOS BOLETINS (PARANÁ, LONDRINA, BRASIL)

OUTRAS CIDADES SEPARADAS Curitiba

Maringá

Cascavel

Foz do Iguaçu

Campo Mourão