Arapongas - O curso de medicina da Faculdade Honpar (Hospital Norte Paranaense) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) vai abrir inscrições de 1º a 6 de outubro. As aulas já começam no dia 21 do mesmo mês. As informações foram confirmadas pela instituição em apresentação à imprensa na manhã desta quarta-feira (18). A portaria do MEC (Ministério da Educação) que autorizou a criação do curso foi publicada no último dia 30 de agosto.

Os interessados em ingressar na faculdade neste primeiro processo seletivo devem se inscrever com o aproveitamento do boletim de desenvolvimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 a 2023, segundo Adelia Rebelatto, coordenadora administrativa da faculdade Honpar. O edital está publicado no endereço eletrônico https://faculdadehonpar.edu.br/.

De acordo com a instituição, as aulas serão em turno integral, com carga horária de 7.200 a 9.000 horas e a mensalidade é de R$ 12.756,90. Ainda segundo o Honpar, a instituição está se mobilizando para ter financiamentos estudantis, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além de viabilizar uma maneira própria de financiamento com instituições parceiras.

A formação não terá foco em uma área específica da medicina, e objetiva a formação do profissional que possa atuar em diferentes áreas. A base é em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como o PBL (Problem Based Learning) – aprendizagem baseada em problemas, na sigla em inglês e o método TBL (Team Based Learning) – com aulas e discussões de casos.

Os alunos vão encontrar salas com computadores, microscópios, réplicas de partes do corpo humano, telas interativas, biblioteca física e on-line (cujo acesso se dará por meio de aplicativo e plataformas disponibilizadas aos discentes).

"Eu diria que a importância da faculdade (de Medicina Honpar) é para Arapongas, para o Paraná e para o Brasil. É uma faculdade que está começando de uma situação já estabelecida, que é um hospital que está entre os melhores hospitais do Paraná, e o hospital que mais opera coração no Sul do Brasil", destacou Francisco Gregori Júnior, cirurgião cardíaco e representante dos docentes do curso de Medicina da Faculdade Honpar.

"Apesar de a faculdade ter o intuito de ser o aluno, na parte de formação, generalista, o hospital oferece oportunidade de o aluno caminhar para qualquer especialidade que ele quiser. O corpo clínico é composto por indivíduos com mestrado, doutorado e especialistas. Portanto, está tudo pronto para começar. É uma faculdade que já deu certo antes de começar", comentou.

A instituição já contava anteriormente com curso de Tecnólogo em Radiologia e especializações, com as residências médicas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Urologia e Cirurgia Cardiovascular.

O acesso à faculdade é pela rua Rendeira, 130, ao lado do portão 1, via lateral da entrada principal do Honpar. A estrutura dá acesso internamente às instalações do hospital.