Curitiba vai sediar encontro mundial
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de outubro de 2005
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o embaixador Antonio Patriota, como representante do Ministério das Relações Exteriores, o governador Roberto Requião e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinaram ontem de manhã, na reunião semanal do Governo do Estado, o acordo de cooperação para realização da 8 Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) e da 3º Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP-3), que serão realizadas em março de 2006, em Curitiba.
O acordo determina as ações dos governos municipal, estadual e federal no âmbito da realização e organização do evento. De acordo com a ministra, é de responsabilidade do município e do Estado organizar a estrutura para a realização das duas conferências. Outras ações, como a segurança do evento e terinamento do pessoal são conjuntas. O governo federal vai abrir licitação internacional para a realização das conferências, mas a estimativa é que os investimentos da União cheguem a R$ 5,5 milhões.
A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. ''A conferência é um dos acordos mais importantes para a proteção e conservação da nossa biodiversidade. Teremos a oportunidade de mostrar o que o Brasil vem fazendo na implantação de ações para a conservação dessa biodiversidade'', afirmou Marina Silva, que classificou a Convenção sobre Diversidade Biológica como ''um verdadeiro sucesso'', que conta com 188 paises que já a ratificaram.
A Convenção terá reuniões durante três semanas. Antes, acontece a MOP3, que durante uma semana discutirá o Protocolo de Cartagena, referente a questões de biosegurança. Haverá, ainda, 40 eventos paralelos. A expectativa é que estejam presentes 45 ministros de meio ambiente e um público de 12 mil pessoas durante um mês.


