Curitiba será sede do Tribunal Interamericano de Direitos Humanos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de julho de 2001
Luciana PomboDe Curitiba 
Curitiba será a primeira cidade latino-americana a contar com uma sede definitiva do Tribunal Interamericano Universitário de Direitos Humanos, organismo ligado à Corte de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em San José da Costa Rica. A inauguração oficial da sede universitária será no dia 20 de outubro quando acontecerá um júri simulado. O tema será escolhido por alunos do curso de preparação que começa no dia 4 de agosto.
O Tribunal Interamericano de Direitos Humanos congrega todos os países da América e é composto por sete juízes. O Brasil aceitou a competência deste tribunal no dia 10 de dezembro de 1998. Legalmente ele é a última instância de direitos humanos. Após passar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o caso ainda pode ter outro desfecho, explicou o advogado Wagner Rocha DAngelis, presidente da Associação de Juristas pela Integração da América Latina (AJIAL) e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) no Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná.
Atualmente o tribunal analisa apenas quatro casos brasileiros. Os mais importantes são o massacre do Carandiru e o de Eldorado de Carajás.


