Curitiba - A Capital do Paraná famosa por seus invernos rigorosos está enfrentando o verão mais quente dos últimos 30 anos e registrou temperatura recorde desse período no dia 16 deste mês: 34.8 graus. A série histórica do Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar) responsável pelo monitoramento climático aponta que a máxima, de 34.1 graus, havia sido registrada em 20 de janeiro de 1976.
Em Londrina, a maior temperatura foi de 36.2 graus, na semana passada, que não chegou a superar o recorde registrado em 1971: 37.3 graus. Mas, sem dúvida, os londrinenses, também, estão enfrentando o janeiro mais quente dos últimos oito anos.
Segundo o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer, as temperaturas nas manhãs em Curitiba têm ficado entre um e dois graus acima da média histórica, o que no período da tarde sobe para dois a três graus além da média. Nas três primeiras semanas de janeiro, a temperatura média foi de 28 graus, enquanto a série histórica aponta média de 26,6 graus.
Brauer lembrou que o calor é generalizado em todo o Paraná. No entanto, é a região Oeste onde se concentram as maiores perdas na agricultura por causa da estiagem que tem registrado temperaturas mais elevadas, ficando três a quatro graus acima da média para o período. Desde o início do mês, a temperatura recorde se deu em Palotina e Assis Chateaubriand (96 km e 72 km ao norte de Cascavel, respectivamente), quando os termômetros, à sombra, marcaram 39.2 graus. ''Com certeza, a sensação térmica chegou a 42 e 45 graus'', complementou.

mockup