Curitiba - A Prefeitura de Curitiba recebe hoje em Johannesburgo, na África do Sul, um prêmio do Unitar (Instituto para Pesquisas e Treinamento das Nações Unidas) pela participação da cidade como representante da América e do Caribe no fórum preparatório do Encontro Mundial pelo Desenvolvimento Sustentável, ocorrido em abril.
O fórum, de acordo com informações repassadas pela assessoria da prefeitura, foi uma iniciativa do Unitar, com o apoio de organismos internacionais, como a Federação Mundial de Cidades (UTO), Associação Mundial de Cidades e Coordenação de Autoridades Locais (WACLAC).
O encontro de Curitiba foi o segundo organizado pelo Unitar para discutir temas a serem levados à Conferência Rio+10, em Johannesburgo. Além de Curitiba, também houve reuniões em Durban, Argel, Shangai e Lyon.
Antes da premiação, os prefeitos das quatro cidades falarão sobre as experiências locais para o desenvolvimento dos Centros Internacionais de Treinamento, voltados às atividades de pesquisa e capacitação de governos locais. Cassio Taniguchi (PFL) está na Africa desde a semana passada, em viagem oficial.
Cassio terá 20 minutos para falar do apoio ao Centro de Treinamento e expor a forma preliminar de funcionamento. Também deverá informar sobre os temas dos três primeiros cursos, a infra-estrutura oferecida e necessária para o desenvolvimento do centro. O prefeito retorna ao Brasil nesta quinta-feira.

mockup