Curitiba - Um médico e um engenheiro paranaenses desenvolveram um produto inédito no mundo, que promete revolucionar o tratamento de lesões de pele, especialmente as de grande potencial de infecção, incluindo a recuperação de queimaduras. Trata-se de uma membrana regeneradora, que funciona como uma espécie de adesivo curativo. O ineditismo está no fato do Membracel nome comercial do produto ser poroso, o que lhe garante o desempenho mais aproximado do que os médicos consideram um curativo ideal.
O médico angiologista Júlio Siqueira explica que o curativo ideal deve ser de fácil aplicação e remoção, ter boa aderência à lesão, não pode desencadear sensação de dor, ser confortável, facilitar a remoção de líquidos e resíduos de tecidos produzidos, acelerar a cicatrização e não provocar reações adversas, além de ter um preço acessível à população. ''Primeiro curativo poroso no mundo, é o que mais se aproxima a essas características e até ultrapassa algumas exigências'', diz.
O Membracel é uma membrana feita de microfibrilas de celulose bacteriana, que são entrelaçadas entre si de modo aleatóreo, o que lhe garante resistência e porosidade. Como é maleável e delgada, a membrana molda-se às irregularidades das lesões, o que faz com que atue no alívio da dor, já que os filetes nervosos do ferimento ficam isolados.
A porosidade, de acordo com Siqueira, garante a drenagem dos líquidos provenientes do ferimento. Esse excesso, por sua vez, deve ser retirado por um material absorvente como a gaze, por exemplo. ''Assim o ferimento mantém-se úmido e a lesão vai se regenerando mais rapidamente'', diz. O processo é o mesmo para a recuperação de queimaduras de pele.
Ao contrário de outros curativos que precisam ser trocados, o Membracel deve ser mantido no ferimento até que o local esteja completamente regenerado. Segundo o engenheiro João Carlos Moreschi, para chegar ao produto ideal foram necessários três anos de pesquisas. O produto foi registrado no Ministério da Saúde há dois anos. De lá para cá vem sendo usado em hospitais e centros de referência de saúde em todo País. ''Os médicos estão achando os resultados fantásticos'', diz, ressaltando que a membrana reduz em média de 30% a 40% o tempo de cicatrização.
A partir da próxima semana o produto começa a ser vendido em farmácias. Ele pode ser encontrado em dez tamanhos diferentes, na forma circular entre 4 a 9 centímetros de diâmetro e retangular entre 7,5 a 20 centímetros. O preço oscila entre R$ 5 e R$ 60.

mockup