Florianópolis, 30 (AE) - O ex-presidente do Paraguai Raúl Cubas chegou ao Aeroporto de Navegantes à 0h50 de hoje (30) trazido por um jatinho da Força Aérea Brasileira e acompanhado pela mulher Myrta Gusinky e pelas duas filhas. A primeira parada em solo brasleiro foi em Foz do Iguaçu, no Paraná.
De Navegantes até o Balneário de Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, distante cerca de 50 km de Florianópolis, foram transportados em dois carros e mais um com autoridades do Itamaraty e três com policiais de Santa Catarina e da Polícia Federal.
Raúl Cubas já é conhecido entre os moradores de Balneário Camboriú, onde possui um amplo apartamento no 20º andar do edifício Cosmos, na Avenida Atlântica, que dá frente para o mar. Tanto que quando chegou com a família foi recebido com aplausos por algumas pessoas que estavam em uma choperia, ao lado do prédio. Mas o ex-presidente não quis falar com a imprensa.
O coronel Claudio Barros, da Polícia Militar de Santa Catarina, responsável pela segurança externa do ex-presidente, informou que por ser Raúl Cubas conhecido e muito afável, já que veraneia no litoral catarinense há cerca de 15 anos, o trabalho de seus comandados está sendo feito sem atropelo. Em janeiro último Raúl Cubas passou uma semana em Balneário Camboriú.
Hoje à tarde, o chefe do cerimonial do Itamaraty, Paulo Cesar Campos, manteve uma reunião informal com Raúl Cubas para definir as normas estabelecidas pelo governo brasileiro e que devem ser seguidas por asilados políticos. Uma delas é a de não dar declarações políticas.
Raúl Cubas tem visto para permanecer 90 dias no Brasil e pode ser renovável por mais dois anos. O governador Espiridião Amin (PPB) destacou o tenente da PM Sidney Schimidt, gerente de segurança do Palácio Santa Catarina para fazer a ligação entre ele e o Itamaraty, no que se refere as tratativas envolvendo a permanência do ex-presidente do Paraguai em solo catarinense.

mockup