O Centro Técnico Aeroespacial (CTA), de São José dos Campos, informou, ontem, que receberá os destroços do ultraleve do líder da banda Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna. O Departamento de Aviação Civil (DAC) pediu a colaboração da entidade militar na avaliação do acidente. O aparelho passará por uma série de testes nos laboratórios do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do CTA responsável pela avaliação de materiais aeronáuticos na América do Sul. Esses estudos poderão revelar se houve ou não falha no equipamento ou falha humana.
O aparelho seguirá para o Vale do Paraíba dentro das próximas duas semanas. O Serviço de Aviação Regional -3 ( Serac-3), órgão do Departamento de Aviação Civil e responsável pela região do Rio de Janeiro, dividirá o trabalho das perícias no ultraleve com o CTA. Um laudo final, cruzando as informações deambos, definirá os motivos do acidente. Também poderão ser definidas as causas reais da queda do aparelho e a situação no momento do vôo.
O IFI produz laudos sobre a eficiência e desempenho de componentes aeronáuticos, desde sistemas elétricos, mecânicos, estruturais e de aerodinâmica até elementos híbridos que componham o avião. Assim que o ultraleve acidentado chegar, o CTA terá o prazo inicial de 45 dias para divulgar os resultados da investigação. O processo só terá um resultado final após todas as possibilidades das prováveis causas do acidente terem sido conferidas e avaliadas.
Esse instituto aeronáutico é uma das poucas entidades especializadas em avaliações de materiais e sistemas aviônicos em todo mundo e está credenciada a dar as licenças de vôo para os aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica. O IFI foi o órgão responsável pelas investigações das causas dos acidentes com os dois Fokker 100 da TAM, da queda do helicóptero que matou o senador Ulisses Guimarães e o jato do grupo Mamonas Assassinas.

mockup