Belém, 24 (AE) - Pela primeira vez na história recente da Igreja Católica, religiosos ocidentais e ortodoxos se unirão em Israel para celebrar a Missa de Natal em Belém. Estarão juntos o patriarca da igreja ortodoxa em Jerusalém, Michael Sabbah, e os representantes dos ritos armênio, sírio e bizantino. Parte da liturgia será em árabe, a língua dos católicos da região.
A união dos ritos é fruto das comemorações do Jubileu. "Estamos juntos para comemorar o aniversário de 2 mil anos de cristianismo", explicam os freis, que montaram uma espécie de bureau para dar explicações aos que eles chamam de "turistas do ano 2000".
As comemorações de Natal em Belém, previstas para começar hoje às 20 horas, devem durar até a domingo. A partir das 20 horas, de acordo com a programação, os peregrinos começariam a receber bênçãos dos mil religiosos franciscanos envolvidos na realização das missas, procissões e oferendas.
O ponto alto da programação deverá ser a abertura da Porta Sagrada, que marcará o início do Jubileu. Essa porta deveria ser aberta simultaneamente em Roma e Belém.
Até o dia 23, foram distribuídos 2 mil convites para a missa da meia-noite na Igreja de Santa Catarina. Outros 3,5 mil convidados serão acomodados em cadeiras. Na frente da Igreja, foi colocado um telão para transmitir a cerimônia.
Desde o início da semana, a quantidade de pessoas que tem visitado os locais mais importantes para os católicos, como a Igreja do Santo Sepulcro e a Via Dolorosa, aumentou muito. "Todos querem ver de perto o lugar onde Jesus morreu", diz o frei Lúcio Giron, que trabalha nessa igreja.
Embora os números oficiais de turistas que têm entrado em Israel indique uma queda na visitação em relação ao Natal passado, os religiosos afirmam que nas igrejas e santuários há mais turistas e peregrinos do que em 1998.
Uma das explicações para isso, dizem eles, é que a maioria dos turistas visita os locais católicos. Em outros anos, apesar de a quantidade de visitantes ter sido maior, nem todos se dirigiam aos santuários cristãos. (G.A.)

mockup