Crianças trocam armas de brinquedo por pães
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de outubro de 2004
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba-Trocar armas de brinquedo por pães. Com essa iniciativa, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná quer ajudar a reduzir o estímulo à violência entre crianças e adolescentes. A primeira etapa do projeto, lançada, ontem, em Curitiba, estende-se até o próximo sábado, dia 16, quando se comemora o Dia Mundial do Pão.
As crianças que compareceram ontem à sede do Centro Integrado dos Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), no Jardim Botânico, ganharam seis pães por cada arma de brinquedo entregue. A chuva que caiu praticamente durante todo o dia de ontem atrapalhou a iniciativa. Por essa razão, o sindicato não chegou a fazer um levantamento do número de trocas. A intenção é atingir, até o final do ano, 15 mil crianças. Também por conta do mau tempo, o corpo-a-corpo previsto para ser realizado na Vila das Torres, uma das favelas mais violentas de Curitiba, teve que ser cancelado.
O presidente do Sindicato da Panificação, Joaquim Cancela Gonçalves, disse que os projetos sociais estão entre os compromissos assumidos pela atual diretoria. O sindicato, segundo ele, optou por ações educativas, e, por essa razão, o público alvo são as crianças e adolescentes.
Gonçalves explicou que os brinquedos serão vendidos para empresas de reciclagem. O dinheiro arrecadado será aplicado em outros projetos sociais da entidade. As panificadoras que aderirem ao projeto terão seus endereços divulgados no site do Sindicato da Panificação (www.sipcep.org.br). Uma próxima estapa, adiantou, será a montagem de uma padaria na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) Boqueirão.


