Duas das crianças que sobreviveram ao acidente fatal entre ônibus escolar com crianças da APAE e um trem de carga, na manhã de quinta-feira (9), em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, estão em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no HU (Hospital Universitário de Londrina.

As duas monitoras que estavam no ônibus, 33 e 49 anos, estão internadas no Honpar ( Hospital Norte Paranaense) em Arapongas. A primeira, 33, está na UTI com trauma crânio encefálico e trauma de tórax e responde bem ao tratamento. A outra está consciente e em tratamento conservador.

Outras vítimas mais graves estão em Sarandi, Maringá e Apucarana. E alguns, casos estão sendo acompanhados em Jandaia do Sul e Apucarana. Aeronaves do Governo do Estado estão ajudando nas remoções e transferência das vítimas.

ACIDENTE FATAL

Na manhã de quinta-feira, um ônibus escolar da APAE, retornava das atividades, às 11h39, com 22 crianças, duas monitoras e o motorista, quando este cruzou a linha férrea. Um trem de carga acertou o centro do ônibus. Duas meninas morreram na hora, outras vítimas foram socorridas no local.

O Governo do Estado decretou três dias de luto oficial. “A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O Governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas”, disse o governador em exercício, Darci Piana.

DOAÇÃO DE SANGUE

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) por meio do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) iniciou uma campanha pela doações de sangue do tipo O (doador universal) e A negativo (tipo mais raro) para atendimento às vítimas da tragédia.

As doações podem ser realizadas em qualquer unidade do Hemepar, especialmente em Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí, Maringá e Campo Mourão.

Segundo o Hemepar, as doações precisam ser agendadas, de maneira escalonada, para que o fluxo de doação permaneça regular no período de 15 a 20 dias. “As plaquetas têm validade de cinco dias, então se recebermos todas as doações de uma só vez, em menos de uma semana podemos perder grande parte deste sangue doado”, explica a diretora da unidade, Liana Labres de Souza.

As doações podem ser agendadas pelo link ou pelos telefones disponíveis no site da Sesa, em “Onde doar sangue”.

Em, Londrina, doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro Regional de Londrina no HU e pode ser agendado pelo telefone (43) 3371-2218.