CAMPO GRANDE - Nove crianças com idade entre três meses e quatro anos morreram nos últimos 10 dias no Hospital de Caridade de Corumbá (MS) por falta de tratamento. Segundo Ulisses Medeiros, diretor clínico do hospital, não há dinheiro para comprar antibióticos para pneumonia e infecção intestinal.
Medeiros está levantando as fichas de óbitos de adultos para saber se há relação com a falta de remédios. De acordo com ele, o Hospital de Caridade de Corumbá (a 420 quilômetros de Campo Grande) enfrenta a pior crise financeira de sua história. Os pediatras também ameaçam pedir demissão revoltados com a situação do hospital.
Ontem, apenas 10 dos 40 leitos da pediatria do Hospital de Caridade de Cobumbá estavam ocupados devido a falta de recursos. Segundo o diretor, os pais desses 10 pacientes concordaram em comprar do próprio bolso os remédios necessários para o tratamento. O hospital é particular, mas atende apenas a clientela do Sistema Único de Saúde (SUS). Medeiros diz que por ser particular não tem direito a subsídios públicos - apenas ao pagamento do SUS. Recebe alguns remédios do Estado, mas a lista não inclui antibióticos para tratamentos como o da pneumonia.
A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Adolescência instaurou inquérito público para apurar as responsabilidades na morte dos menores. Também a Promotoria de Meio Ambiente está com ação pública contra o hospital, exigindo uma série de providências quanto à higiene e ao lixo hospitalar.

mockup