Criança morre vítima de incêndio na Zona Norte
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Davi Baldussi <br> Reportagem Local 
Londrina - Um urso polar de pelúcia parcialmente queimado ainda ocupa o palco da tragédia ocorrida ontem numa residência no Conjunto Vivi Xavier (Zona Norte de Londrina). Três irmãos de 6, 11 e 12 anos dormiam num quarto, enquanto os pais estavam no cômodo ao lado, assistindo TV com outra filha de 4 anos.
''Foi o garoto menor de 6 anos que percebeu o fogo, e saiu gritando que estava queimando o seu pé'', disse um primo da família, Márcio de Alencar. Havia duas saídas do quarto onde os meninos dormiam, uma era o banheiro e outra levava para o cômodo onde estavam os pais.
Luiz Henrique Paviotti, 11 anos, assustado pelo fogo correu para o banheiro, um beco sem saída. Em poucos segundos as chamas invadiram o local, o pai Manoel Ângelo Paviotti, 43, tentou salvar o filho, mas apenas com a chegada dos bombeiros a criança foi resgatada. Ela estava com 60% do corpo queimado.
O estado de saúde dele era grave. Luiz Henrique não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 13 horas de ontem no Hospital Universitário. O incêndio aconteceu na madrugada de quinta-feira. ''O jogo na TV tinha acabado e eu ouvi o barulho. Saímos e a mãe estava gritando: 'acode meu filho''', contou a vizinha Benedita Pereira.
Familiares e vizinhos desconfiam que a causa do incêndio foi algum problema na fiação elétrica. ''Não tinha laje, os fios ficavam à mostra'', disse Alencar. No final da tarde, o pai, que estava internado no HU por conta de queimaduras no rosto e braço, foi liberado para presenciar o funeral do filho. A outra vítima do incêndio, Gabriel Paviotti, 6, sofreu queimaduras de primeiro grau nos pés e continuava internado na enfermaria do Centro de Tratamento de Queimados do HU.
Benedita conta que toda a vizinhança era ''apegada ao Luiz.'' ''Ele vivia aqui em casa brincando com meu neto ou pela rua, de bicicleta, jogando bola'', afirmou a aposentada, que mora no local há 30 anos.
O quarto onde dormiam as crianças e o banheiro foram completamente consumidos pela chamas. De acordo com Benedita, no entanto, os bombeiros agiram rápido, senão ''toda a casa'' teria sido consumida pelas chamas.


